quarta-feira, 15 de janeiro de 2014


15 de janeiro de 2014 | N° 17674
ARTIGOS - Mauro Saller

Entre o mar e o rochedo

Reportagem do jornalista gaúcho Giovani Grizotti veiculada no programa Fantástico, da RBS TV, no último domingo, mostra uma nova forma de ação de quadrilha de assaltantes contra bancos e bancários. Em vez de armas, os ladrões usam a esperteza. Desviam a atenção dos bancários, ingressam nas tesourarias e saem com somas vultosas de dinheiro sem serem notados. Há casos em que os ladrões chegam a pescar malotes. A quadrilha age em todo o Brasil. Alguns de seus integrantes foram presos na semana passada.

Há um bom tempo, denuncio a situação de insegurança e medo por que passam os bancários. Quadrilhas que sequestram gerentes ou algum familiar deles. Trabalhadores de agências inteiras são amarrados nas agências por horas. Explosivos são detonados sob prédios residenciais ou comerciais. O medo é tanto, que os bancários estão pressionados. Ficamos entre o mar e o rochedo.

Não temos vocação para marisco. Temos, sim, disposição para lutar por ambiente de trabalho decente. Mas isso tem sido muito difícil. Os investimentos dos bancos em medidas efetivas de segurança são insuficientes, assim como a fiscalização das autoridades ao cumprimento da legislação. Certamente, os ladrões criativos mostrados na reportagem teriam muito mais dificuldades se as bancadas dos caixas fossem adequadamente dimensionadas e se o acesso às áreas internas fosse restrito. Há agências com banheiro para clientes – exigência legal – ao lado ou próximo à tesouraria.

As consequências são dramáticas. Verdadeiros traumas familiares se instalam nos lares dos bancários. Além do trauma e do medo, a reportagem mostra o estigma social que recai sobre o trabalhador por ter sido enganado. O bancário é refém de um sistema de segurança extremamente falho e recebe a culpa. Somos duas vezes vítima: dentro e fora da agência.

Os bancos são insensíveis ao sofrimento e ao investimento adequado contra a violência. As agências precisam de mais equipamentos de segurança previstos em lei. Biombos impedem a visibilidade e previnem assaltos quando clientes saem dos bancos, a chamada saidinha. Mais vigilantes e mais funcionários nas agências reduzem as chances de estranhos entrarem em tesourarias sem serem vistos.

Mais uma vez fazemos um grito de alerta e pedimos socorro. A falta de respeito adoece os bancários. A cada tragédia, cresce o sofrimento. Será que apenas uma grande tragédia sensibilizará as autoridades a tomarem uma atitude? Não podemos esperar mais. Já temos tragédias demais.

*Presidente do SindBancários


MAURO SALLES*

Nenhum comentário: