sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Jaime Cimenti

Importantes reedições de obras de Fayga Ostrower

No universo brasileiro das artes, inclusive em termos de mundo acadêmico, o nome da professora Fayga Ostrower, nascida na Polônia em 1920 e falecida no Brasil em 2001, permanece como uma das grandes referências, especialmente nos estudos sobre criatividade. Gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, teórica da arte e professora, Fayga chegou ao Brasil em 1930 e cursou artes gráficas na Fundação Getulio Vargas, em 1947.

Em 1955, foi bolsista da Fundação Fullbright, em Nova Iorque. Seus trabalhos estão expostos nos principais museus no Brasil, na Europa e nas Américas, e receberam muitos prêmios. Há poucos dias a Editora Unicamp reeditou duas obras fundamentais de Fayga. Universos da arte apresenta estudos profundos sobre espaço e expressão, movimento visual, orientação e direção espaciais e intuição.

A obra fala também de elementos visuais, linha, superfície, volume, luz e cor e trata da composição, discorrendo sobre semelhanças e contrastes, tensão espacial e proporções. No capítulo final, a mestra traz lições sobre estilo, arte pré-histórica, a deformação na arte, correntes estilísticas básicas como naturalismo, idealismo, expressionismo e tendências surrealistas e reflexões sobre arte contemporânea. O livro resultou de cursos da autora que, de 1954 a 1970, lecionou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no Spellman College, em Atlanta, Estados Unidos. O volume tem 512 páginas e tem sido reeditado anualmente.

Acasos e criação artística, a outra obra reeditada, traz estudos sobre criatividade, experiência de vida e abre novas e amplas perspectivas para um enfoque perspicaz e profundo de questões cruciais à sobrevivência humana, tanto no que diz respeito ao indivíduo quanto no que se refere à espécie. Inspiração, individualidade, percepção, significados, formas, expressividade, crescimento e desenvolvimento, computadores e formas artísticas, linguagem e conteúdos, criação e estilo são alguns dos temas abordados, ao lado de ilustrações de telas de Van Gogh, Monet, Mondrian, Leonardo da Vinci , Goya, Andy Warhol, Michelangelo, Portinari, entre dezenas de outros artistas geniais.


A obra se destaca entre tantas da autora que, em décadas de trabalho como artista, professora e teórica, tanto contribuiu para o desenvolvimento das artes no Brasil. O trabalho já teve nove edições anteriores, o que atesta seu grande valor. Editora Unicamp, 400 páginas, www.editora.unicamp.com.br.

Nenhum comentário: