sábado, 18 de janeiro de 2014


18 de janeiro de 2014 | N° 17677
PAULO SANT’ANA

Um homem extraordinário

Só agora se ficou sabendo que Michael Schumacher, ao se tornar o maior piloto da história da Fórmula-1, não tinha o fito principal de fazer fortuna e glória. Está provado agora que ele tinha um supremo ideal ao dirigir seus bólidos pelas pistas do mundo: o seu imenso prazer pela velocidade e pelo risco.

Tanto que, por ter chegado à idade-limite para dirigir na Fórmula-1, aposentou-se.

Mas, seguindo a sua vocação de velocista em esportes arriscados, foi esquiar na neve de Grenoble, França. E acabou em meio a uma corrida de esqui chocando-se violentamente com um obstáculo e entrou em coma.

As notícias estão dizendo que Schumacher, ao que tudo indica, poderá permanecer em coma definitivo, o que quer dizer que perderá para sempre a consciência e os movimentos.

Ou seja, se for assim, Schumacher terá o fim que desejou para si: era impossível que, correndo riscos até o fim de sua vida, trespassando a aposentadoria, não fosse um dia encontrar a morte. Ou pior que a morte: o coma.

Schumacher acumulou uma fortuna colossal nas pistas de corridas.

Mas isso não lhe bastava. Ele só se realizava correndo riscos na velocidade.

E foi então para o esqui, como poderia ser o voo em asa-delta ou qualquer outra modalidade, como a corrida em barcos.

Era preciso para Schumi prosseguir com sua vocação, com o micróbio da velocidade e do risco a correr nas suas veias.

É linda a história de Schumacher, embora esteja sendo anunciada como macabra. Porque é sublime que o homem faça o que gosta, desprezando a fortuna e a glória e atirando-se a sua vocação histórica e genética, mandando às favas a riqueza e o reconhecimento de seus feitos.

Ele domava cavalos e dirigia motos.

O que interessava a Schumacher não eram os seus feitos e louros, era o que ainda tinha para fazer, não para obter triunfos ou dinheiro, mas para satisfazer a sua vocação.

Ele está lá em coma e eu estou aqui nesta coluna a comentar sua saga e a afirmar que Schumacher deixou a vida útil e a consciência cumprindo o seu dever inarredável de nunca desistir do seu pendor.


Eu declaro que Schumacher foi um homem extraordinário, menos pelo que conseguiu do que pela sua obstinação de encontrar-se com seu destino pela via do seu combustível inafastável: a adrenalina.

Nenhum comentário: