sexta-feira, 21 de janeiro de 2011


Jaime Cimenti

Amor e sexo no século XXI

A professora, pesquisadora e psicanalista carioca Regina Navarro Lins, autora de dez livros, entre os quais A cama na varanda, lançado em 2007 pela Editora Best Seller, apresentou um programa diário sobre relacionamento amoroso e sexual na Rádio Cidade, do Rio de Janeiro, e atualmente apresenta crônicas semanais na Rádio Metrópole, de Salvador.

Regina já colaborou com o Jornal do Brasil e com o Jornal da Tarde, fez mais de duzentas palestras e oficinas sobre amor, casamento e sexo e acaba de lançar Se eu fosse você....uma reflexão sobre as experiências amorosas, livro elaborado a partir das respostas mais interessantes para as questões postadas no link Se eu fosse você... de seu site Cama na Rede.

Na primeira parte da obra, os dilemas dos internautas geram uma discussão verdadeira e aberta a todas as opiniões, sem qualquer tipo de censura, e o anonimato proporcionado pela internet resulta em confissões excitantes e emocionantes.

Traições, virgindade, divisão de tarefas domésticas, homossexualidade, frequência de relações sexuais, fantasias, problemas causados por educação rígida e outros tópicos são abordados objetivamente pelos internautas.

Regina analisa, comenta e dá sugestões. Os outros internautas dão suas impressões e opiniões e dizem o que fariam se estivessem no lugar do outro. Na segunda parte do livro a autora apresenta doze artigos polêmicos sobre relacionamento amoroso e sexual, com base em sua longa experiência e, principalmente, com a capacidade que tem de colocar-se no lugar do outro para compreender suas dúvidas, atitudes e decisões.

Novas perspectivas surgem, mesmo quando os temas são sexo, amor, casamento, fidelidade, ciúme, separação. Em verdade, o universo das pessoas e dos temas é infinito e Regina auxilia as pessoas a tentar entender melhor bissexualidade, tempo de duração de uma paixão, inveja no amor, vergonha e culpa no sexo, atração sexual, incompatibilidade na vida a dois e outras questões que andam aí, na flor da pele das pessoas, suscitando preocupações, prazer e desprazer.

Enfim, o livro, sem apresentar dogmas, receitas e opiniões definitivos, apresenta um panorama interessante e abrangente da vida amorosa e sexual nestes tempos de internet, busca de prazer e vontade de expressar abertamente dúvidas, emoções e sensações infindáveis. Como disse Caetano Veloso, somos muitos e somos UM. Best Seller, 322 páginas, mdireto@record.com.br.

Nenhum comentário: