sexta-feira, 14 de janeiro de 2011


JOSEPH MENN - "FINANCIAL TIMES"

iPad prejudica as encomendas de PCs

Disparada na venda do tablet afetou embarques mundiais de computadores no 4º tri, dizem institutos de pesquisa

Projeções de embarques de PCs para 2011 podem ser reduzidas, em parte pela popularidade dos novos equipamentos

Os embarques mundiais de computadores pessoais cresceram menos que o esperado no quarto trimestre, em larga medida devido à disparada nas vendas do iPad, que chega a novos mercados. Os institutos de pesquisa IDC e Gartner, em relatórios separados divulgados na quarta-feira, informaram que os embarques foram inferiores às projeções.

Também afirmaram que o mercado de computadores pessoais sofreria na medida em que os consumidores optassem por tablets, consoles de videogames, celulares inteligentes e outros aparelhos a fim de substituir computadores domésticos e portáteis.

Nenhuma das duas empresas define o iPad ou seu crescente número de rivais como computadores, ainda que muitos usuários empreguem esse tipo de aparelho para funções semelhantes.

Caso os tablets fossem definidos como computadores, o mercado agregado estaria demonstrando amplo crescimento, com o IDC estimando avanço de volume de 19% entre 2009 e 2010.

O IDC também estimou que os fabricantes embarcaram cerca de 17 milhões de tablets em 2010, a maioria dos quais da Apple.

Com a chegada de ampla gama de concorrentes ao mercado e uma segunda geração do iPad em preparo, Jay Chou, analista do IDC, antecipa que o número de tablets vendidos atinja os 44 milhões em 2011, em companhia de 385 milhões de computadores pessoais.

O IDC informou que os embarques mundiais de computadores cresceram modestos 2,7% no quarto trimestre ante o período no ano anterior, em lugar dos 5,5% projetados anteriormente.

O Garner estimou que o crescimento tenha caído a 3,1% no trimestre mais recente, ante estimativa de 4,8%.

Entre 90 milhões e 93 milhões de computadores foram embarcados nos três meses finais de 2010, total superior ao de qualquer trimestre anterior. A recuperação econômica elevou as vendas do ano em 14%, para até 351 milhões de unidades.

POPULARIZAÇÃO

Os grupos de pesquisa informaram que suas projeções quanto a computadores para 2011 podem ser reduzidas, em parte devido à popularidade dos tablets. As perspectivas incertas do emprego nos EUA e a inflação na China também estão pressionando os fabricantes de computadores, disse Chou. Samsung, Motorola e Research In Motion estão desenvolvendo versões próprias de computador tablet.

Em mais um sinal do poder crescente da nova categoria, a Microsoft anunciou que produziria uma versão do Windows que poderá ser executada nos chips que usam arquitetura do grupo ARM.
Tradução de PAULO MIGLIACCI

Nenhum comentário: