sexta-feira, 28 de janeiro de 2011



28 de janeiro de 2011 | N° 16594
MOISÉS MENDES | MOISÉS MENDES(Interino)


O drible do Chico Buarque

Quem são os 10 maiores mitos gaúchos? Meu amigo Hamilton Almeida diz que abriria a mitologia gaúcha com o padre Landell de Moura. Foi Landell, não Marconi, quem inventou o rádio. Hamilton é o maior entendido em Landell. Dia desses, a partir do nome do padre, Hamilton e eu fizemos uma lista de gênios ou mentes brilhantes, que logo virou uma lista de mitos.

Mas somente caberiam 10 no ranking, nada mais, e só mortos. Ficou assim: Julio de Castilhos, Simões Lopes Neto, Landell, Getúlio, Erico, Quintana, Elis, Iberê, Raymundo Faoro e Brizola. E onde entram Sepé? E o Prestes? E o Tesourinha?

É difícil fazer listas. O mais difícil é confrontar-se com o mito, ficar diante de humanidades assustadoras. Hamilton persegue os rastros de Landell há anos e um dia ficou sabendo por um pároco que aquele foi um homem com um vasto lado sombrio.

Que sombras encobriam o que não se sabe do padre? Hamilton quer saber. Alguns religiosos não gostam muito do gênio. Ao invés de rezar sem parar, Landell teria se ocupado por muito tempo com a invenção de coisas que Deus não havia inventado. Agora, imagine se Hamilton pudesse ficar diante de Landell?

Imagine-se você diante de Getúlio, observando como o velho falava com as mãos e com baforadas de charuto. Imagine-se diante de uma Elis mordaz, desaforada, metralhando palavrões. Um mito é avassalador. Pode engolir você ou pode se esboroar a sua frente, dependendo da imagem que se tem dele. O David Coimbra, por exemplo, viu o Chico Buarque se esfarelar, e com uma bola no pé.

Vou contar. No inverno de 2007, David passou uma semana anunciando aqui na Zero que jogaria bola com Chico. Comprou tênis novo, atou uma bandana branca na cabeça e foi jogar. Ele e o Roger Lerina participaram da pelada com Chico em Porto Alegre. Pensei em avisar, mas não queria parecer um tio conspirando contra aquela genuína alegria adolescente: meninos, esse é um jeito arriscado de tietar.

No outro dia, dava pena de ver. O semblante de David era pior do que a cara do Paulo Odone depois de perder o Ronaldinho e o Jonas. Chico voltou para o Rio levando as ilusões do David. Não porque o cronista percebera que o cara tem joelhos pontudos e uma barriguinha de ovo. Porque descobrira que Chico é cerebral, métrico, esquemático como um soneto. Chico saiu do jogo (sem dar um drible em David, que era o que David queria), abaixou as meias e foi embora. Não tomou chope com a turma na Cidade Baixa. Não disse nem: valeu, David.

É temerário almejar a intimidade de mitos. David caiu na armadilha de ir assoviando ao encontro do desencanto. Eu, em missão profissional, já vi caspas nos ombros de gurus, ídolos e deuses (dos outros). Mas nunca jogaria bola com Chico. Poderia até jogar truco com o Teixeirinha, mas nada de peladas com um mito vivo. Com um morto, talvez, se fosse o Garrincha.

O Teixeirinha foi incluído na lista, na última hora, pelo colega Henrique Erni Gräwer. Nilson Souza incluiu Jayme Caetano Braun. Faça a sua lista, mas não pense só nos políticos. Ainda tem Alceu Wamosy, Barbosa Lessa, Gilda Marinho, Palmira Gobbi...

Nenhum comentário: