sexta-feira, 14 de janeiro de 2011



14 de janeiro de 2011 | N° 16580
PAULO SANT’ANA


Fúria arrecadatória

Se um agente de trânsito multa por estar mal estacionado um motorista que ainda não se afastou de seu carro depois de estacioná-lo, comete prepotência ou maldade patife.

Ou, melhor, entre prepotência e maldade patife, risque um duplo.

Porque o que um agente de trânsito sensato tem de fazer com um motorista que estacionou seu carro em lugar proibido e ainda não se afastou do local é chamá-lo e adverti-lo de que, se o carro ficar ali, será multado.

Só que chovem e-mails em minha mesa de motoristas que são multados antes de se afastarem do local.

E, na Rua Comendador Rheingantz, dois azuizinhos a percorrem de cabo a rabo multando motoristas mal estacionados.

Tudo bem, quem estaciona mal tem de ser multado. Só que, na sinistra caminhada multadora que eles fazem pelo percurso da rua toda, vão multando adoidado os que estão errados e os que não estão, como a leitora Helda Renate Coelho, que tirou seu carro de debaixo de um abrigo de toldo defronte à sua casa para uma cliente estacionar.

Tirou seu carro e foi estacioná-lo defronte à sua garagem. O azulzinho, segundo a leitora, multou o carro dela e mais o carro da sua cliente.

Ambas estavam ali presentes, bastaria admoestá-las, não era necessária nem honesta a multa, isto é uma arbitraridade escancarada.

E assim vão se sucedendo as prepotências de alguns agentes que detêm o poder. Contra indefesos cidadãos, cujo único refúgio de defesa é a coluna de um jornalista de penúltima página.

Outra multa canalha, da qual fui vítima há 40 dias, é a “de não sinalizar que vai dobrar ou desviar para a esquerda ou a direita”.

Se toda vez que vai dobrar ou desviar cabe ao motorista o dever de sinalizar, então um motorista é obrigado a sinalizar 2 mil vezes por dia.

Multa canalha!

A única punição que os prepotentes podem ter é uma provável coluna minha, como esta de hoje.

Dignas de elogios rasgados as duas medidas tomadas pelo Ministério Público estadual: 1) vai aplicar maior rigor nos motoristas que se excederam em multas e perderam o direito de dirigir, mas recusaram-se ardilosamente a entregar as carteiras. Os promotores vão apreender as carteiras.

2) Indiciou uma série de agentes penitenciários que torturavam diária e permanentemente detentos do Presídio de Caxias do Sul.

Quando homens encarcerados, sob a égide do poder público, são torturados pelos seus carcereiros, verifica-se um dos mais torpes delitos cometidos pelos humanos.

É para representar a sociedade nesses atos de justiça que foi erigido o Ministério Público.

E, como o Ministério Público Federal, de grande atuação em nosso Estado, o estadual está brilhante no cumprimento de suas atribuições.

Nenhum comentário: