segunda-feira, 31 de janeiro de 2011



31 de janeiro de 2011 | N° 16597
SÉRGIO XAVIER FILHO


O Enem de Rivera

Os dirigentes estragaram tudo. Uma grande ideia que se perdeu pelas coxilhas entre Porto Alegre e Rivera. Um bom Gre-Nal castelhano seria um golaço de marketing. Por que ninguém consultou as possibilidades do calendário e desconfiou que um clássico no final de janeiro encontrava enormes possibilidades de times mistos?

Mesmo com a trapalhada da cartolagem, Gre-Nal é Gre-Nal. Até os de cachorro têm seus encantos. O de ontem não tinha a menor importância na tabela de classificação. Seu charme era outro.

Os jogadores de lado a lado ganhavam uma oportunidade de ouro para dizer a que vieram. Uma espécie de Enem da bola. Desafios distintos, claro. Para uns, o objetivo equivalia a uma faculdade de medicina. Para outros, um curso técnico.

Muriel, Adilson, Vilson pretendiam mostrar serviços que os qualificassem a ser titulares de seus times. Neuton, Mário Fernandes, Diego Clementino, Massari, Marquinhos e Guto jogavam para pedir a senha para o banco de reservas da equipe principal. Os outros, apenas para provar que merecem estar na lista da Libertadores.

Como costuma acontecer nessas provas importantes, o nervosismo toma conta da maioria. Ninguém conseguiu aproveitar a oportunidade de aparecer em um Gre-Nal menor com status de jogo grande. Guto fez gol e se atrapalhou no restante do jogo. Lins se atrapalhou logo que entrou e depois fez gol.

Na verdade, os gremistas chamaram mais atenção. Pelos erros. O Grêmio, afinal, tinha mais responsabilidades por estar em campo com um time B contra o C do Inter. O fato é que uma boa geração despontou nos últimos tempos no Olímpico. Mário Fernandes, Willian Magrão, Neuton e Maylson surgiram dando a impressão que seria questão de dias assumirem um lugar no time titular.

Os meses se passaram, e nada. Essa turma segue mais ou menos na categoria promessas. Ninguém passou no Enem de Rivera. Talvez fosse mesmo melhor cancelar a prova e repetir o teste em uma outra oportunidade.

*Diretor de Redação da revista Placar

Nenhum comentário: