quinta-feira, 20 de janeiro de 2011



20 de janeiro de 2011 | N° 16586
PAULO SANT’ANA


Olhos fundos de Carolina

Pois, segundo ZH de ontem, nós já temos aqui em Porto Alegre um carro para cada dois habitantes.

E no Estado inteiro marchamos para o mesmo índice assustador.

Já com esses dados, estão insuportáveis as nossas ruas e avenidas pelo engarrafamento.

Estamos em pleno verão, com grande parte dos carros no Litoral, e se verificam engarrafamentos aqui na Capital, em janeiro e fevereiro.

Quando voltarem os carros da praia, a cidade ficará intransitável.

Diz o levantamento que daqui a nove anos, em 2020, dobrará o número de veículos registrados, que está crescendo na base de 6,6% ao ano.

Como grande parcela da população é constituída de crianças e idosos que não dirigem, é impressionante o número de carros que ostentamos.

Também, as incorporadoras estão oferecendo apartamentos em Porto Alegre com quatro vagas nas garagens. E há inúmeras famílias que possuem de três a quatro carros nas garagens.

É um inferno e cada vez fica pior esse inferno. Em breve, muito breve, teremos de usar aqui em POA o sistema de trafegarem só os carros de placas de final ímpar um dia, par no outro.

Porque o sistema de transporte coletivo não tem como abarcar essa demanda incrível de motoristas que usam seus próprios carros. E ninguém nos governos faz nada para corrigir essa tremenda distorção.

Interessante é que de cada 10 carros que vejo trafegando, nove só têm o motorista em seu interior. Desse jeito, com os carros vazios de outros passageiros, vamos à breca.

Desse jeito, chegará um tempo em que todo adulto gaúcho terá um carro.

E um pior auspício ainda: como aconteceu com os celulares, em próximo tempo haverá mais carros no Rio Grande do que habitantes.

Mudando de assunto, é notável a participação da colega Carolina Bahia no programa Atualidade, da Rádio Gaúcha.

Além de ter excelente voz, é desembaraçada para construir as frases, tem ágil intelecto e deixou tranquilas todas as pessoas que se preocupavam na substituição de Ana Amélia Lemos, que foi catapultada espetacularmente para o Senado.

Por sinal, é tão grande a atuação da RBS nos meios de comunicação, que vários dos nossos comunicadores poderiam se eleger deputados, senadores e governadores até, se o quisessem. É que o pessoal, como eu, prefere o jornalismo à política.

Voltando à bela Carolina, é impressionante o controle sensorial que ela adquiriu sobre o território de sua observação, Brasília.

Ela sabe de tudo o que acontece lá. Que revelação, esta Carolina!

Nenhum comentário: