quinta-feira, 27 de janeiro de 2011



27 de janeiro de 2011 | N° 16593
CLAUDIA TAJES


Remissão

E-mails com power points, daqueles com frases de efeito e fotos de rosas vermelhas. E-mails com textos que não são do Luis Fernando Verissimo, da Martha Medeiros e da Lya Luft, mas cuja autoria se atribui a eles. E-mails com opiniões que a gente não compartilha. E-mail para entupir a caixa postal é o que não falta.

Mas nada se compara em inconveniência, na minha opinião de consumidora, aos e-mails de empresas com promoções-relâmpago, ofertas imperdíveis e bônus para quem se inscreveu em determinada lista. Ainda que a inscrição jamais tenha sido feita.

Detesto o e-mail marketing, espécie de mala-direta que tenta vender de tudo na internet. Na agência de propaganda em que trabalhei por muitos anos, eu mesma tinha a tarefa de escrever uns quatro e-mails marketing por semana. Agora, sofro o castigo pela irritação que causei aos outros no desempenho da minha missão recebendo incontáveis e-mails marketing por dia.

Operadoras de celular têm para mim benefícios únicos. Agências de emprego me tentam com vagas, inclusive de CEO em conglomerados de engenharia. Companhias aéreas querem que eu voe já. Organizações humanitárias prometem aumentar meu pênis. Nos últimos tempos, sou destinatária de uma educada e insistente proposta para me cremar em 24 vezes sem juros. Vantajoso, mas meio precipitado.

A suprema crueldade do e-mail marketing é a frase em letras miúdas no final do texto: se você não deseja mais receber nossos e-mails, clique aqui. Eu sempre clico, mas os e-mails não param. Aposto que, no outro lado, fica um funcionário sádico rindo da cara de quem tenta sair da lista.

Qual a solução? Não há solução. As listas de endereços são repassadas por empresas especializadas em montar cadastros (ou mailing, como se diz em português) de clientes que combinam com os produtos e serviços oferecidos. Portanto, quando um e-mail marketing cai na sua caixa de entrada é porque você é um alvo perfeito. Isso é o que me deixa mais triste quando chega o e-mail para aumentar o meu pênis.

Pensando bem, existe um final. É só clicar no plano para me cremar em 24 vezes.

Na próxima segunda, dia 31, Nei Lisboa encerra a temporada de verão do show Vapor da Estação com duas sessões, às 19h e às 21h, no Teatro Renascença. Um trem que ninguém pode perder.

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