segunda-feira, 31 de janeiro de 2011



31 de janeiro de 2011 | N° 16597
LUIZ ANTONIO DE ASSIS BRASIL


Moacyr

O prenome tão brasileiro designa um dos mais importantes escritores de nosso país. Essa importância tem índices plenamente visíveis.

Em primeiro lugar, Moacyr é importante em virtude de sua obra. Construída no decorrer de décadas, trazendo uma contribuição original aos temas de nossa literatura, os livros de Scliar instauram, pela primeira vez entre nós, um diálogo com as culturas incorporadas ao nosso inventário, em especial com a advinda das correntes imigratórias do século 20 – e entre estas a judaica.

Isso está presente em diversos de seus livros, dos quais se sobressai O Centauro no Jardim. O centauro-personagem é a justa metonímia de nosso hibridismo cultural.

Em segundo lugar, Moacyr é importante pela qualidade estética de seu texto. Aperfeiçoando sua prosa a cada obra, atinge um patamar em que a simplicidade une-se ao refinamento. Não há tropeços, não há erros – sua frase é límpida e, mesmo quando assume um tom coloquial, o faz com intensa literariedade.

Em terceiro, Moacyr é importante porque serve de modelo aos aspirantes a escritor. Ele encara sua arte como ofício, possibilitando aos iniciantes conhecer uma vitoriosa trajetória profissional, o que não é pouco, em nosso país de amadores.

Em quarto, Moacyr é importante pelo sentido de solidariedade, o que se revela pelo seu constante apoio aos colegas, veteranos e novatos, e isso ele faz em entrevistas, prefácios, “orelhas” e em cartas (hoje e-mails) pessoais. Atendendo a todos com afável atenção, nunca o vi desprezar o texto alheio – ele sempre encontra coisas positivas em um livro. Seu papel, assim, atinge o patamar de agente indispensável à cena literária brasileira.

Em quinto lugar, ele é importante porque é membro da Academia Brasileira de Letras, lá chegando exclusivamente por seus méritos. Ademais, ele é um dos seus mais operosos membros, instituindo-a como instituição viva e contemporânea.

Essas todas são razões (há muitas mais) para que se possa dizer que Moacyr Scliar representa o exemplo do escritor, do estimulador de talentos, do cidadão, do amigo.

E fiquemos à espera do próximo livro.

Nenhum comentário: