03
de novembro de 2012 | N° 17242
VAIDADE
Vaidade íntima
Clareamento
vaginal é um exemplo extremo de como a indústria cosmética mudou a definição de
beleza na Tailândia
Um
novo produto que promete deixar as partes íntimas das mulheres “mais claras em
quatro semanas” fez ressurgir o debate da beleza na Tailândia – onde a pela
clara é associada a oportunidade, sucesso e status – e levou críticos a
questionar se a chamada moda do clareamento de pele vai acabar.
Produtos
que prometem despigmentar o rosto, corpo e axilas já estão disponíveis em todo
o país, como pílulas de branqueamento de pele e suplementos dietéticos para
atingir as áreas que os cosméticos deixam de fora. Mas esta é a primeira vez
que os procedimentos para as partes íntimas atingem o mercado tailandês.
O
lançamento de um produto similar no início deste ano, na Índia, foi recebido
com desdém internacional após um anúncio de TV insinuando que ter uma vagina
mais clara tornaria as mulheres mais atrativas para os homens. Na Tailândia, no
entanto, executivos dizem que a novidade foi recebida com grande sucesso.
– Produtos
têm evoluído do clareamento de face e corpo para desodorantes capazes de
nivelar as áreas escuras das axilas. Agora, a higiene íntima também oferece um
benefício de clareamento, porque pesquisas evidenciaram que as mulheres
estariam interessadas – disse Louis-Sebastien Ohl da Publicis Thailand, que
criou os anúncios.
Na
Tailândia, como em outros países do sudeste da Ásia, a pele mais clara tem sido
equiparada à classe mais elevada, uma vez que descreve uma vida não desperdiçada
labutando em arrozais sob o sol. Segundo a Draftfcb, agência por trás de muitos
anúncios de clareamento de pele da Nívea na Tailândia, tais trabalhadores
formam a maior parte dos consumidores tailandeses de produtos para clareamento
de rosto e pele.
Alerta
para os riscos à saúde
Em
quase toda a região Ásia-Pacífico (sobretudo na China e Índia), a indústria de
clareamento de pele deverá atingir US$ 2 bilhões em 2012.
Porém,
a tendência tem sido associada a vários riscos de saúde devido a quantidade de
ingredientes como o mercúrio em alguns produtos, que podem levar à descoloração
permanente da pele ou danos nos rins. Além disso, nem todos os produtos disponíveis
no mercado são legais.
Críticos
desta tendência, como Kultida Samabuddhi, do jornal Bangkok Post, diz que os
produtos têm “afetado o sistema de valores da sociedade”.
– Como
a definição de beleza tem sido mudada pela indústria, mulheres tailandesas que
não se encaixam no padrão estabelecido pelos produtores de cosméticos e agências
de publicidade têm de lutar muito para manter sua autoestima – disse ela.
Mas
a “moda do clareamento de pele”, como é frequentemente chamada, ainda não
parece ter data para terminar. O mercado masculino ainda não foi plenamente
explorado, disse Ohl, acrescentando que futuras variantes de Lactacyd White
Intimate serão formuladas para incluir propriedades antienvelhecimento:
– Desta
forma, você também poderá manter as partes íntimas frescas e jovens por mais
tempo.
Tradução:
Gabrielle Toson
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