quinta-feira, 1 de novembro de 2012



01 de novembro de 2012 | N° 17240
PAULO SANT’ANA

O samba não pode parar

Leio que a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) resolveu dar nova chance para a Escola de Samba Acadêmicos da Orgia adequar-se em seu terreno na Avenida Ipiranga, bairro Santana.

É que alguns moradores dos arredores não estão satisfeitos com o barulho que a Acadêmicos acarreta no local às sextas-feiras, quando realiza eventos musicais.

A Acadêmicos da Orgia está no local desde 1960. E o vizinho que, ao que se diz, já fez 27 queixas contra a escola na prefeitura mudou-se para ali há apenas um ano e meio.

Parece-me uma injustiça com a escola, ainda mais que seu presidente, Darci Gonçalves, depôs em ZH de segunda-feira última que, se a escola for despejada do local, terá de enrolar a bandeira e parar para sempre.

O samba não pode parar.

Fechar para sempre uma escola de samba porque um vizinho que se mudou para o arredor apenas um ano e meio atrás, quando a Acadêmicos já estava ali consolidada havia decênios, me soa como uma demasia, embora eu declare minha suspeição, de vez que anos atrás a Acadêmicos escolheu-me como seu enredo, o que muito honrou e entusiasmou este colunista.

O fato é que aqui nesta terra muita gente não quer presídio em seu município e detesta escola de samba no seu bairro.

A Acadêmicos tem muita tradição, por isso deve confiar que as autoridades municipais saberão conduzir o impasse, respeitando tanto os direitos dos moradores quanto os da escola, estabelecendo entre ambos um convívio amigável.

Carnaval é cultura. Sufocar o Carnaval por um desentendimento superável é fato inaceitável.

Desculpem, mas, quando eu tive câncer há um ano, a escritora Cíntia Moscovich, que também foi alvo dessa doença, esteve do meu lado, me estimulando a lutar contra a moléstia e não deixando que eu desistisse da radioterapia, quando me faltavam forças para resistir ao bombardeio da moléstia.

Eu sou muito agradecido a ela por isso. E vejo com muita alegria que Cíntia está lançando na Feira do Livro a obra Essa Coisa Brilhante que é a Chuva, com autógrafos no dia 3 de novembro às 18h.

Além de tudo de lindo que encerra o livro, ela agradece aos médicos Nédio Steffen e Carlos Barrios, ambos trataram dela e de mim, pela competência e dedicação em que se houveram conosco na doença.

Tô lá no teu autógrafo, querida amiga.

Era de ver-se a alegria e o orgulho da minha amiga, professora e mestra em Educação Dirce Riccardi Guimarães, ao ser eleita diretora do Colégio de Aplicação da UFRGS, em pleito disputadíssimo em que participaram 700 votantes, entre alunos, professores e funcionários daquele tradicional educandário.

O Colégio de Aplicação é renomado em nossa terra e a professora Dirce pode na sua gestão de quatro anos imprimir ainda maior desenvolvimento à escola.

Parabéns à Dirce e a todos do Aplicação.

Nenhum comentário: