sexta-feira, 3 de abril de 2015


03 de abril de 2015 | N° 18121
DAVID COIMBRA

Tudo está no seu lugar

Será que o Fabrício é petralha ou coxinha? Os petralhas falam que os coxinhas sentem ódio. Então talvez ele seja coxinha. Todo aquele ódio da torcida, da camisa e tal. Mas a brabeza dele parece uma brabeza de Maria do Rosário. Petralha, portanto. Ou seria uma brabeza de Bolsonaro? Ou o Bolsonaro é mais chato do que brabo?

Agora: é certo que o Fabrício é gremista. Disso não há dúvida. Aliás, o Grêmio é coxinha ou petralha? E o Inter? O Inter usa camisa vermelha, a Dilma disse que é colorada e, inclusive, ajudou na reforma do Beira-Rio. Acho que o Inter é petralha. Assim, o Grêmio só pode ser coxa branca.

Mas tenho uma dúvida: o Lula, o que ele é? Corintiano, certo, mas nós sabemos muito bem que todas as pessoas têm de se definir entre gremistas ou coloradas, coxinhas ou petralhas. Logo, o Lula, rei dos petralhas, tem de ser uma coisa ou outra, gremista ou colorado. Ele usava um calção do Inter naqueles churrascos da Granja do Torto, eis um indício. Mas você se lembra de 2010? Em 2010, ele atravessou a pé o túnel de Maquiné e depois declarou, orgulhoso com seu desempenho físico:

– Dei um banho nos meus amigos gaúchos. Eu não pipoquei que nem o Inter contra o Mazembe.

Quem cita o Mazembe só pode ser gremista. O que significa que o Grêmio poderia ser petralha.

Já champanhe é coxinha, óbvio. Cerveja é petralha, a não ser essas cervejas artesanais novas.

São Paulo, todo mundo sabe, é muito coxinha, enquanto o Rio é petralhíssimo. Mas o curioso é que São Paulo é trabalhador, e o Rio nem tanto, o Rio é praia e chope e camarãozinho frito. Estranho.

Outro dia, acordei me sentindo extremamente coxinha. Comi scrambles no café da manhã e saí por aí privatizando.

Mas, no dia seguinte, estava irritado. Chovia, fazia frio e cheguei atrasado à aula. Aí dei um soco na mesa e rosnei:

– Maldita mídia!

Quer dizer: petralhei.

Beatles são coxinhas, Stones são petralhas. Aquele vocalista xarope do U2 é petralha, mas a loira Taylor Swift é coxinha. Rap é petralha, bossa nova é coxinha. Funk é petralha, jazz é coxinha. Miami é a cidade mais coxinha do mundo e Detroit é petralha. Londres é um pouco petralha, embora a Inglaterra seja coxinha, e Paris é totalmente coxinha, embora a França seja petralha. A Alemanha também é coxinha, mas Berlim, sobretudo no antigo lado oriental, é petralha.


Sanduíche de mortadela é petralha, Big Mac é coxinha. Bacalhau na Sexta-Feira Santa é coxinha, principalmente se for à Gomes de Sá. Massa com sardinha é petralha. Coxinha de galinha, claro, é coxinha, e croquete é petralha. O ponto de exclamação é petralha, ó: ! Mas o ponto e vírgula, veja: ; Coxinha! John Steinbeck, mesmo americano, era petralha. Dostoiévski, mesmo russo, era coxinha. Papai Noel é petralha e o coelhinho da Páscoa, que vem chegando aos saltos, é coxinha. É um alívio ter tudo bem classificado no mundo. A vida fica tão mais fácil assim...

Nenhum comentário: