quinta-feira, 16 de abril de 2015


16 de abril de 2015 | N° 18134
DAVID COIMBRA

O homem que ia morrer

Tinha um cara que ia morrer. Uma doença incurável e fatal o acometera, e restavam-lhe poucos meses para respirar debaixo do sol. Como não queria sofrer numa cama de hospital, ousou: contratou um assassino de aluguel e, antes de passar-lhe o maço de dólares que custava sua própria morte, recomendou:

– Não quero saber quando nem onde vai ser, quero apenas mais alguns dias, e quero que seja rápido.

O assassino olhou para ele com os olhos de gelo dos assassinos, e advertiu:

– Depois que eu pegar esse dinheiro, não há retorno. Eu sempre cumpro a minha tarefa.

Em silêncio, o homem que ia morrer passou-lhe o dinheiro, e em silêncio foi-se embora.

Nas 48 horas seguintes, o Destino, esse gozador, entrou em ação. O homem não apenas descobriu que sua doença incurável tinha cura, como se apaixonou por uma linda mulher de pernas longas, pele macia e riso faiscante.

E agora?

Isso foi um filme que vi, há muito tempo. Queria ver de novo, mas não me recordo do título, nem dos atores, nada. Só me recordo da trama. Ou será que imaginei essa história? Não, não, tenho quase certeza de que foi um filme.

De qualquer forma, o que queria dizer é que admiro a ética desses matadores de aluguel da ficção. O profissional, depois de contratado para a empreitada, completa-a a qualquer custo, mesmo que o contratante não queira mais. No filme, o protagonista terceiriza a própria morte, imagine.

Com profissionais assim, a terceirização funciona. Você contrata alguém, ou uma empresa, para um trabalho temporário. Será um arquiteto, um advogado, um eletricista, um jornalista, um profissional liberal. Ele vai lá, faz o que tem de fazer e volta para sua empresa de origem. Perfeito.

Tirando esses casos, a terceirização é algo triste. Veja a terceirização das chamadas “mulheres da limpeza”. Elas estão lá, com suas vassouras e seus uniformes, trabalhando numa empresa com a qual não têm relação. Daqui a pouco, podem ir para outro lugar e nunca mais voltar. Elas sabem disso, e os outros funcionários sabem também. Então, aquelas mulheres são como fantasmas. Ninguém nem olha para elas. Elas vêm, limpam as lixeiras e desaparecem. Escondem-se em algum departamento de funcionários terceirizados, provavelmente no porão, até que sejam chamadas outra vez, para outra vez fazer o serviço em silêncio.

Elas não são como o matador de aluguel, elas não têm um nome a zelar, porque ninguém nem lhes conhece o nome. Se elas trabalharem bem, não vão ganhar aumento, porque o chefe que as observa não tem nenhum poder sobre elas. Seja o que for que ocorra na empresa, não é com elas. Elas não são dali, elas só estão ali.

A terceirização é ruim em si mesma. Talvez seja necessária em muitas circunstâncias, mas está longe de ser o ideal.

As leis trabalhistas poderiam ser revistas, claro que sim. Essa é uma discussão importante, que precisa ser travada com maturidade no Brasil. São leis antigas, pesadas e que, em muitos casos, fazem mal a empregados e empregadores. O que deve mudar? Não sei. É caso para debate profundo. Mas sei que ampliar a terceirização não é uma boa saída.


O trabalho não é só um meio de ganhar dinheiro. É também um meio de realização pessoal. Quem serve cafezinho ou varre o carpete pode sentir tanto orgulho do que faz e de onde trabalha quanto um diretor que ganha 16 salários por ano ou um matador profissional de gatilho infalível e palavra inamovível. E é sempre bom lembrar: pessoas felizes com o que fazem, fazem bem feito.

Nenhum comentário: