terça-feira, 21 de abril de 2015


21 de abril de 2015 | N° 18139
ENTREVISTA - WANTUIR JACINI

“A mãe sai para prover o lar e as crianças ficam sozinhas”

O secretário estadual de Segurança Pública, Wantuir Jacini, lançou ontem uma provocação aos gaúchos. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, sobre recentes atos de violência que castigam Porto Alegre, inclusive a morte de uma menina de sete anos atingida por tiro de fuzil enquanto dormia, Jacini afirmou que as famílias também são responsáveis pela criminalidade. Leia os principais trechos.

Qual é a sua política de segurança pública?

Estamos separando violência social e violência criminal. A criminal é atribuição das polícias, e a social, de outros órgãos. Nosso planejamento é combater os crimes contra a vida, o patrimônio, e o tráfico de drogas – 85% desses crimes acontecem em 19 cidades. Este é o foco do trabalho.

Qual a resposta para comunidade que vive amedrontada onde uma menina foi morta com tiro de fuzil enquanto dormia?

Quando falha a família que não educa, quando falha a educação que não ensina e quando falha as outras instituições que têm atribuição de agir na atividade social, rebenta no desempenho das polícias. Em relação à briga de quadrilhas na Zona Sul, a polícia militar já fez 18 prisões em menos de um mês e faz ações preventivas, e a Polícia Civil está fazendo operações e prendendo. Mais de 70% das vítimas têm antecedentes.

Ouvintes estão indignados com sua afirmação sobre a falha na família...

Me referi à família no sentido macro. Neste caso específico, não. A menina é uma vítima inocente de um caso que chocou o Rio Grande. Foi uma afronta à cidadania, e estou tão indignado quanto qualquer outra pessoa.

A família da menina teve de deixar Porto Alegre...

Lastimável que isso tenha acontecido. Lamento muito. Mas isso são os criminosos que são presos e soltos todos os dias. Quando me referi à família, vou ser mais explícito. Antigamente, o pai era apenas o provedor do lar. A mãe ficava fazendo a educação. Hoje, a mãe sai para prover o lar também, e as crianças ficam sozinhas, ficam na rua, à mercê de todos os criminosos, principalmente na periferia.

Mas o problema não é a mãe sair para trabalhar, e sim o vazio do Estado que não oferece segurança...

É um dos problemas. A mãe tem todo direito de sair para trabalhar. Mas a educação dos filhos tem de ficar com pessoas responsáveis.

Se o Estado ou o município oferecessem educação infantil, essas crianças, cujas mães têm de sair para trabalhar, não ficariam à mercê...

O papel da segurança pública é cuidar da violência criminal. A violência social é falha ou falta de outros setores, mas sempre cobram das polícias.


*Secretário de Segurança Pública do Estado

Nenhum comentário: