segunda-feira, 20 de abril de 2015


20 de abril de 2015 | N° 18138
DAVID COIMBRA

Uma cusparada na cara

O Millôr Fernandes e o Chico Buarque não se davam. O Jaguar conta que, uma vez, o Chico entrou num bar no Leblon, viu o Millôr sentado, foi lá e acertou-lhe uma cusparada na cara. O Millôr, furioso, jogou a mesa em que estava e tudo o que havia sobre ela no Chico, e errou. Aí o Chico deu mais uma cusparada nele e acertou de novo. Aí o Millôr atirou outra mesa no Chico e desta vez acertou também.

Entrevistei o Millôr em seu estúdio em Ipanema, em 2007. Sobre o Chico, ele repetiu uma sentença que o ouvira pronunciar em alguma entrevista:

– Sempre desconfio de quem lucra com sua ideologia.

Fiquei com essa frase para mim. Mas a adaptei. Digo o seguinte: sempre desconfio de quem tem ideologia.

Não ideia. Não ideal. Ideologia.

O homem que se guia por dogmas os coloca acima das pessoas. Quem não partilha de seus dogmas é contra ele.

Os maiores homens da Humanidade, os que conseguiram os maiores avanços, as conquistas mais profundas e duradouras, conseguiram por colocarem as pessoas acima das ideologias.

Vou pegar dois: Martin Luther King e Nelson Mandela.

Mandela, antes de se tornar sábio, era um imbecil. Era um terrorista sanguinário, um esquerdista radical, obtuso como todos os radicais. Precisou passar o período de toda uma geração na cadeia para aprender a se tornar gente e, tornando-se gente, compreendeu o óbvio: que ninguém constrói nada com destruição. Ao sair da prisão, ergueu uma obra única na história da política mundial apenas com gestos e palavras, e em apenas quatro anos. Estive na África do Sul e testemunhei o poder do verbo de Mandela. Só com a palavra, ele conseguiu a pacificação de um país que tinha tudo para atravessar séculos ardendo nas labaredas da guerra civil.

Luther King fez algo parecido, só que sem ter mandato. Luther King era uma espécie de Ghandi dos negros americanos – defendia a resistência pacífica como método de mudança. Sua nêmesis era Malcolm X, o pregador da violência. Ambos viveram aqui perto de onde moro, em Boston. Luther King formou-se na Boston University, Malcolm formou-se nos bares de blues e jazz. Examinando o que um e outro conseguiram, resta claro que Luther King estava certo, e Malcolm, errado. O próprio Malcolm reconheceu isso. Depois de uma viagem a Meca, voltou aos Estados Unidos decidido a mudar de estratégia, mas não teve tempo: morreu assassinado com 16 tiros no coração.

Todas essas histórias mostram o mesmo: a verdadeira mudança só ocorre quando as pessoas estão acima das ideologias, nunca o contrário. No caso do Brasil, essa máxima é mais do que norma: é lei pétrea.


Lula foi bem-sucedido quando compreendeu isso e amaciou o PT. Mas alguns confundiram suavidade com permissividade, e as relações se tornaram ásperas, e muitos brasileiros foram para os extremos. Assim não vai dar certo. Tenham todos, Chicos e Millôres, Lulas e Aécios, tenham todos uma certeza: de que nada que está nos extremos dá certo, no Brasil.

Nenhum comentário: