segunda-feira, 13 de abril de 2015


13 de abril de 2015 | N° 18131
DAVID COIMBRA

As manifestações e a mudança

Dilma é honesta. É abúlica, mas é honesta. Tem dificuldade em formular uma sentença lógica, com sujeito, verbo e complemento, mas é honesta.

O Brasil sabe disso. Sabe que Dilma não será apanhada em nenhuma investigação de corrupção e, sabendo disso, sabe que o impeachment não é factível.

Por essa razão, até me surpreenderam as manifestações contra o governo, ontem, pelo país. Foram maiores do que imaginava. As pessoas estão desanimadas, e achei que não teriam motivação para gritar por algo que elas sabem que não vão conseguir.

O desânimo ocorre porque, intuitivamente, o brasileiro compreende o que está acontecendo e como as coisas se dão no país. O brasileiro sabe que Dilma tinha conhecimento do que se passava no governo, mas que não participava de nada de errado, e que tudo o que a envolvia era muito maior do que ela.

Lembro sempre do emblemático caso da reforma do estádio do Inter. A empreiteira não queria fazer a obra, Dilma pressionou e a empreiteira voltou atrás – assinou o contrato com o clube. O Rio Grande se levantou como se fosse um único homem, aplaudindo a presidente pela intervenção (eram outros tempos). Perguntei na época e pergunto de novo: que poder tem um presidente da República para obrigar uma empresa a fazer uma obra que não quer fazer? Obviamente, a empresa teve medo de ser prejudicada. Obviamente, se ela pode ser prejudicada, pode ser beneficiada.

O caso do Beira-Rio é a demonstração escancarada da relação promíscua que existe (ou existia) entre governo e empreiteiras. Em tempo, antes que os colorados fiquem indignados: o Inter não teve nada a ver com isso. As coisas, simplesmente, eram assim.

Então, é evidente que Dilma tinha ciência de como funcionava esse sistema, mas não foi ela quem o inventou. O sistema existia antes dela e, para transformá-lo, seria preciso abnegação e força de vontade em doses que Dilma não tem. As regras eram essas. Dilma jogou o jogo. Agora, o jogo mudou.

Porém, o fato de o jogo ter mudado a despeito da vontade de quem eventualmente ocupa a Presidência é a melhor notícia para o Brasil. Porque é uma mudança feita dentro do sistema, que não depende das pessoas. É o mecanismo que está sofrendo transformação.


Dilma, com ou sem abulia, terá de se comportar conforme as novas regras, nos três anos e meio de mandato que lhe restam. E os presidentes que sucederem a ela também. O Brasil não é mais como era um ano atrás. Isso é bom. Mesmo quem está desanimado pode comemorar.

Nenhum comentário: