quinta-feira, 23 de abril de 2015


23 de abril de 2015 | N° 18141
CARLOS GERBASE

DAWKINS E DEUS

No final de maio, vem palestrar em nossa cidade um dos ateus mais famosos do mundo, o biólogo Richard Dawkins. Ele é autor de livros de divulgação científica de muito sucesso – e também muito polêmicos – como O Gene Egoísta, em que defende a ideia, às vezes muito mal interpretada, de que nossos corpos são máquinas a serviço da reprodução do DNA, e Deus, um delírio, um apanhado dos prejuízos que as religiões já causaram ao mundo.

Já li bastante Dawkins e asseguro que suas obras mais interessantes não são essas duas. Recomendo fortemente A Grande História da Evolução e A Escalada do Monte Improvável.

O primeiro, em vez de começar do começo e ir até o fim, ou seja, da geleia que deu origem à vida ao ser humano, vai do fim ao começo (do homem à geleia). E isso faz muita diferença. O segundo é uma coleção de ensaios que cruzam aspectos biológicos, estatísticos e filosóficos da evolução. Dawkins é um sujeito culto, com ideias originais e escreve bem. O que mais se pode pedir de um autor literário? Nada. O problema é que Dawkins também é um cientista, e o mundo exige que ele defenda suas ideias com objetividade e rigor.

O mais interessante na polêmica criada por O Gene Egoísta é a questão da metáfora. Um gene não pode ser exatamente “egoísta”. Mesmo que admitamos que ele codifica determinadas emoções, um gene não tem sentimentos. Por conta disso, o livro foi atacado, tanto por cientistas quanto por filósofos da ciência. E, por mais que Dawkins insista que se trata de um jogo de palavras com finalidade didática, seus leitores continuam interpretando o egoísmo ao pé da letra.

O problema de Dawkins é a falta de imaginação dos seus leitores, que talvez tenham lido Deus, um Delírio e se convencido de que todo pensamento que se afasta um pouco da razão, que tem algum viés mitológico ou fantasioso, é um pensamento de menor qualidade, ou até nocivo ao pensador.


O problema de Daw­kins é que ele, ao declarar inútil a ideia de Deus, está também atacando a capacidade de interpretar uma metáfora, que pede imaginação e pensamento menos racional. Enfim, o problema de Dawkins é que ele, como um Deus, criou a ideia metafórica de um “gene egoísta”, e seus fiéis não podem acreditar em Deus.

Nenhum comentário: