quarta-feira, 22 de abril de 2015


22 de abril de 2015 | N° 18140
REDENÇÃO HISTÓRIA DEPREDADA

Monumento é pichado em protesto político

VANDALISMO OCORRE na semana em que será discutido cercamento do parque

Símbolo militar que celebra a participação brasileira na II Guerra Mundial, o Monumento ao Expedicionário voltou a se transformar em tela para um protesto político-social entre a noite de segunda-feira e a manhã de ontem. O grupo de esquerda Unidade Vermelha – Organização Revolucionária Nacional Libertadora (UV-ORNL) deixou duas mensagens com tinta preta no arco, que fica na Redenção, em Porto Alegre: “Liberdade a Igor Mendes! UV-ORNL” e “Lutar não é crime!”

Igor Mendes da Silva é estudante de Geografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e ativista do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) e da Frente Independente Popular do Rio de Janeiro (FIP-RJ). Ele está preso no Complexo Penitenciário de Bangu desde 3 de dezembro de 2014, acusado, ao lado de Elisa Quadros Pinto, a Sininho, e de outros 20 ativistas, de formação de quadrilha armada para agir em protestos e planejar atos violentos durante a Copa do Mundo de 2014.

A arquiteta Verônica di Benedetti, restauradora de obras do parque pelo projeto do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon) para revitalizar os monumentos, disse que uma possível nova limpeza do Expedicionário ainda deverá ser discutida. Um projeto sobre um plebiscito para decidir pelo cercamento ou não da Redenção poderá ser votado hoje na Câmara Municipal.

SEM PRAZO PARA LUZ NA REDENÇÃO

O período de trevas no parque da Redenção, em Porto Alegre, não tem data para terminar. Após quase meio ano em obras para melhorar a iluminação, apenas 30% da reforma foi concluída. E uma nova empresa terá de ser contratada para fazer o restante.

Na manhã de ontem, o titular da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Mauro Zacher, informou que, devido ao atraso no cronograma – pelo contrato original, a Redenção deveria estar iluminada já neste mês –, a prefeitura está rescindindo o contrato com a Lumi Construções e Manutenções Ltda., de Curitiba.

A má notícia foi confirmada minutos após o secretário e o prefeito José Fortunati comunicarem o início das obras de iluminação em mais 29 praças e parques – essas com promessa de conclusão em três meses. O evento ocorreu no Parque Mascarenhas de Moraes, bairro Humaitá, e reuniu líderes da comunidade e funcionários da prefeitura.


andre.mags@zerohora.com.br

Nenhum comentário: