domingo, 12 de abril de 2015

ADRIANA GOMES

A lição da semana

Se precisa de ajuda, peça --você pode se surpreender com a disposição de sua rede de contatos em te dar uma mão

Esta semana passei por situações bem complicadas profissionalmente. Sabe quando o prazo estoura, os recursos financeiros inexistem, sua energia drena e suas esperanças se esvaem do corpo? Já passou por isso? Aquele momento da vida em que desafios se tornam um tormento, deixando de ser estimulantes para serem assustadores.

Nessa experiência somatizei em forma de alergia na pele tamanha foi a autoexigência, a responsabilidade e o comprometimento para entregar meus projetos com qualidade no prazo estipulado. Lógico que não consegui dormir. Na madrugada de segunda-feira para terça-feira lá estava eu no Hangouts e no Messenger conversando com conhecidos para pedir socorro.

Estava no auge do meu desespero (sim, eu também me desespero, caro leitor!) e foi aí que me dei conta que tem muita gente com insônia neste mundo e também com vontade de ajudar. Sempre digo que relacionamento é o maior bem que um profissional pode ter na vida. Coloquei alguns dos meus contatos a par da minha urgência, gente querida que havia tempos não conversava e outras que converso com frequência por meios virtuais e, de repente, começo a receber sugestões e indicações que salvaram a minha pele, literalmente.

Gente que se dispôs a ligar para amigos e conhecidos para me ajudar. Hoje minha alergia de pele são apenas pequenas escoriações. Descobri que uma grande amiga se mudou para o Japão, insatisfeita com os rumos do país. Cheguei a cogitar essa possibilidade durante a madrugada.

Enfim, quero compartilhar com você alguns aprendizados dessa experiência: cuide dos seus relacionamentos pois o melhor desta vida a gente obtém através deles. Você pode se surpreender quando deixa os outros saberem que precisa de ajuda, tem muita gente que te quer bem e que fará tudo o que pode quando a oportunidade surgir.

A emoção positiva gerada desses bons sentimentos é tão grande que nem se você se plugasse na tomada recarregaria tão rápido. Amigos estão mais próximos do que você pode imaginar, você pode se surpreender com as pessoas que realmente te ajudam quando você precisa. Nem sempre são as que estão mais próximas. Pense nisso!


ADRIANA GOMES é coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM e escreve quinzenalmente

Nenhum comentário: