sábado, 11 de abril de 2015


11 de abril de 2015 | N° 18129
PALAVRA DE MÉDICO
J. J. Camargo

A verdade incompleta, mas generosa

Certas descobertas ruins devem ser evitadas, especialmente quando não fazem mais do que ampliar o sofrimento

Quando a morte chega pelos caminhos mais insuspeitados e, traiçoeira, ceifa uma pessoa jovem, o impacto sobre aquela família é de uma perplexidade devastadora. Tudo parece irracional quando a imponderabilidade de um acidente inverte a ordem natural das coisas e debruça um pai zeloso sobre o corpo robusto do filho de 20 anos que tinha apenas um arranhão no ombro e um pequeno hematoma do supercílio.

Com ausência total de reflexos, a capacidade de respirar substituída por uma máquina e a temperatura corporal de 34°C, o diagnóstico clínico de morte encefálica estava evidente, o que foi prontamente confirmado pela arteriografia que demonstrou que, por conta do intenso inchaço do cérebro oprimido dentro da caixa craniana, houvera interrupção da entrada de sangue, caracterizando a irreversibilidade. Este é o diagnóstico mais seguro em medicina: se as células nervosas morrem depois de três a quatro minutos sem oxigênio, é fácil perceber que, com o transporte de oxigênio interrompido definitivamente, não há a menor chance de sobrevivência.

O pai não sabia disso muito bem e queria eliminar todas as dúvidas antes de autorizar que se cumprisse a vontade do filho, expressa há uns dois anos numa reunião festiva da família e reiterada outras vezes. Amigo de infância do pai, o médico da família foi chamado para ajudá-lo nesta hora que a providência – ou o que seja que gere o destino das pessoas – devia poupar todos os pais, se não houvesse outro motivo, por compaixão.

Tudo explicado e entendido, envolveram-se num abraço solidário e, depois de um tempo de silêncio compartilhado, o pai, com o queixo trêmulo, pediu que providenciassem a doação de órgãos, numa desesperada tentativa de dar alguma racionalidade à estupidez da morte: “O meu gordo, caridoso como era, ficará feliz de saber que ajudou outras pessoas a continuar a vida que o destino lhe roubou”.

Feitos os testes sorológicos, uma descoberta: o anti-HIV era positivo, assim como as sorologias para a hepatite B, o que tornava inviável a doação.

Quando foi anunciada a impossibilidade, uma nuvem de decepção desceu sobre ele, e as lágrimas foram estancadas para entender o porquê. Ouviu, então, o significado da hepatite B na contraindicação, o que naquele instante pareceu o mais aceitável, porque o médico amigo decidira poupar-lhe da informação de que a combinação viral encontrada era altamente sugestiva do uso regular de drogas venosas.

Certas descobertas ruins devem ser evitadas, especialmente quando não fazem mais do que ampliar o sofrimento. Ao ver o gordo, bonito e forte, sendo vestido para o velório, não havia dúvida de que aquele impulso fora generoso. Desceram a escada, abraçados. Ele aliviado porque fizera o máximo para cumprir o desejo do filho, e o amigo convencido de que, às vezes, a verdade total é apenas um injustificável exercício de crueldade. Já havia dor suficiente a dilacerar o peito daquele pobre pai.

E a omissão era ética? Havia tempo para pensar nisso depois. A morte instalada elimina a pressa.


Cirurgião torácico e diretor do Centro de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre

Nenhum comentário: