sábado, 18 de abril de 2015


18 de abril de 2015 | N° 18136
CLÁUDIA LAITANO

Por que parou?

Gisele se aposentou “Oprah style”. Chegou um pouco atrasada, porém, para batizar o estilo – lançado quatro anos antes pela apresentadora Oprah Winfrey.

Para aposentar-se “Oprah style”, é preciso ser o número 1 inquestionável naquilo que você faz. Não espere tornar-se o segundo do ranking ou sequer ter um vice mordendo seus calcanhares. Deixe uma lacuna impreenchível como recuerdo para os fãs. Lembre-se também de anunciar fartamente sua despedida, para que todas as lentes estejam prontas para capturar seu melhor ângulo e, claro, a gota de lágrima que vai escorrer no cantinho do olho.

Jamais, porém, aja com inconsequência: ao se aposentar, tenha na gaveta projetos de trabalho tão ou mais ambiciosos do que aqueles que você desempenhou até então – e uma conta bancária que garanta o sustento e a tranquilidade de duas gerações depois da sua.

A grande vantagem de aposentar-se “Oprah style”, contudo, não é sair de cena (ou apenas trocar de palco) no auge da fama e da fortuna, mas poder determinar o momento do adeus. Aposentar-se por opção, e não compulsoriamente, como se envelhece, é um luxo.

Oprah e Gisele escolheram datas redondas – a primeira, os 25 anos do programa, a segunda, os 20 anos de carreira – para encerrar uma fase e iniciar outra quando nem sequer se cogitava que houvesse alguém fazendo o que elas faziam melhor do que elas.

Timing é tudo na aposentadoria “Oprah style”, e mesmo sem precisar descer do Olimpo das megacelebridades milionárias, é possível encontrar, vagando no limbo do olvido, criaturas melancólicas que não souberam parar ou se reinventar na hora certa.

Aqui embaixo, no reino dos aflitos, as preocupações com a vida pós-trabalho ou com a reinvenção da carreira depois de uma certa idade costumam ser soterradas por angústias bem mais comezinhas. Manter o padrão de vida, para alguns. Sobreviver, para outros. A maioria de nós, brasileiros, parece ser surpreendida, financeira e psicologicamente, pelo momento em que deve parar de trabalhar ou mudar de atividade.


A aposentadoria “Oprah style”, infelizmente, é para poucos, mas serve para lembrar que nem mesmo as estrelas contam com o brilho eterno.

Nenhum comentário: