sexta-feira, 10 de abril de 2015

Jaime Cimenti

A família irlandesa mais disfuncional

Mamãe Walsh - Pequeno dicionário da família Walsh (Bertrand Brasil, 160 páginas, tradução de Renato Motta), da consagradíssima escritora irlandesa Marian Keyes, uma das mais bem-sucedidas de todos os tempos, traz de volta os Walsh, a família irlandesa mais disfuncional que existe. Desta vez, quem introduz a turma é ninguém menos que a matriarca, que apresenta um pequeno dicionário sobre a estranha galera, uma das mais amadas do mundo.

Marian Keyes foi criada num lar onde muitas histórias eram contadas, mas nunca pensou em ser escritora. Formou-se em Direito e Contabilidade antes de escrever seu primeiro romance, Melancia, que se tornou um best-seller mundial. Após viver em Londres por muitos anos, a autora mora atualmente em Dun Laoghaire, ao Sul de Dublin, com o marido, Tony. Mamãe Walsh - Pequeno dicionário da família Walsh é seu décimo segundo livro publicado pela Bertrand Brasil. Depois de encantar os leitores com as loucas e divertidas irmãs Walsh - Claire, Margaret, Rachel, Anna e Helen -, Marian Keyes nos oferece um presentão, os relatos de sua mamãe. Ela tem muito, muito a dizer sobre suas amadas filhas.

Com um jeito bem-humorado, mamãe Walsh toma a palavra e vai revelando uma lista de coisas que, de alguma forma, são relevantes para seu clã. Como ela descobriu as tangas, por exemplo. Ou, por que em sua casa só existe comida congelada e fast-food. Tem também aquela história do bronzeado horroroso que a deixou tão laranja que... pois é, deixou para o leitor o resto da coisa...Com muita sagacidade e descontração, os leitores vão revisitar os personagens que já conhecem dos livros de sucesso mundial de Marian Keyes.

Ah, no verbete B do dicionário, o leitor saberá que a mamãe Walsh tem muito bom gosto, que aprecia o cantor Michael Bublé, aquele menino que tem uma voz parecida com a do Frank Sinatra. Na página seguinte revela como suas filhas não a respeitam, falando de bilaus na sua frente, sem a menor cerimônia - pois é.

No verbete G está dito, com típico humor irlandês, que a Irlanda seria um lugar adorável se os irlandeses pudessem construir um telhado sobre o país. Bom, o que a mamãe diz sobre guarda-chuvas deixo para os leitores...

Enfim, o pequeno dicionário é uma obra leve, que mostra de onde veio exatamente a escritora Marian Keyes e quais as origens de suas histórias engraçadas, que ganharam milhares e milhares de leitores pelo mundo.

É verdade que o excesso de preocupações que suas cinco filhas provocam a fazem rezar muito, mas, também, a fizeram refletir, pensar e produzir este livrinho divertido. Já é alguma coisa. Mamãe Walsh diz que vale a pena rezar por coisas boas, mesmo que Deus nem sempre atenda aos pedidos. Não é o que o Padre Lumumbo acha. Ele acha que preces não são "uma lista de compras".


Nenhum comentário: