sábado, 11 de abril de 2015


11 de abril de 2015 | N° 18129
DAVID COIMBRA

Reeleger Dilma foi um erro

O Brasil errou ao reeleger Dilma. Não foi nosso primeiro erro eleitoral. Vide Jânio. Vide Collor.

Não quer dizer que Aécio seria bom presidente – provavelmente não seria. O problema é mais um mandato do PT.

Mas também não quer dizer que o PT seja um mal em si. Não é. As doenças do Brasil não começaram com o PT e nem se extinguem nele.

É mais complexo. Ainda não nos conhecemos o suficiente para compreender todas as razões por que sofremos.

Primeiro, temos de entender que o PT é um partido especial na história brasileira. Nunca houve outro igual. O que mais se aproximava em organicidade era o PCB, o velho partidão, mas o PCB não passava de uma quimera. Ninguém levou nem leva a sério o comunismo no Brasil.

Já o MDB e a Arena eram grandes, mas eram frentes sem forma. O PTB servia apenas como sustentação ao populismo de Getúlio, Jango e Brizola. A UDN nunca teve verdadeira penetração popular. E o PSDB simplesmente não consegue se comunicar com as pessoas. Ninguém sabe realmente o que quer o PSDB, além de ser oposição ao PT. Acredito que nem o PSDB saiba.

O PT, não. O PT tem uma inteligência, uma organização e um plano. O plano é manter-se no poder. A fim de atingir esse objetivo, o PT usou a inteligência para montar uma organização sólida e flexível ao mesmo tempo. Essa organização se infiltra na sociedade, valendo-se da estrutura do Estado para se fortalecer. É um processo de retroalimentação. Um moto-contínuo. O poder faz aumentar o poder.

Vou dar um exemplo fictício. Poderia citar uma universidade, uma associação de bairro, até uma igreja, mas fiquemos com uma ONG. Digamos, uma ONG que ajuda mulheres agredidas pelos maridos. Essa ONG é dirigida por pessoas vinculadas ao PT. O governo financia essa ONG. Logo, a sobrevivência da ONG depende da manutenção do PT no governo. Logo, a ONG trabalha para o PT. No entanto, a ONG realmente ajuda as mulheres agredidas pelos maridos. Ela é conduzida por pessoas que querem o bem dessas mulheres, seu trabalho é importante e faz a diferença na vida de muita gente.

Num país cheio de carências, o bem se confunde com a conveniência.

Não seria de todo ruim se a conveniência volta e meia não suplantasse o bem, caso que se dá em várias entidades, como os sindicatos – inúmeros sindicatos se transformaram em instrumentos políticos. Não servem à categoria que representam, servem ao partido. Existem só pela conveniência.

Nenhum país dá certo se depender da benevolência de um homem ou de um grupo. Todos os países que deram certo têm um sistema de funcionamento que independe de quem está no poder. O governo do PT, em diversos âmbitos, fez bem a milhões de pessoas, sem fazer bem ao país. Ao contrário: fez mais mal do que bem, porque o Brasil perdeu tempo, e está perdendo tempo ainda.


A não reeleição de Dilma seria importante porque suavizaria esse processo de entranhamento do PT na sociedade organizada e o uso do Estado em benefício próprio. Com Dilma reeleita, o governo e suas entidades-satélites passarão os próximos três anos e meio distraindo a população com cortinas de fumaça, como a reforma política. Não acredite neles. Tudo é mais sutil. Nada será fácil. Ainda temos muito a aprender sobre nós mesmos.

Nenhum comentário: