terça-feira, 5 de março de 2013



05 de março de 2013 | N° 17362
PAULO SANT’ANA

O vício da novela

Estive pensando sobre as causas do sucesso estrondoso das novelas na televisão.

A primeira novela da Globo data de 1965, com O Ébrio. Já lá se vão 48 anos.

De lá para cá, não parou mais o sucesso.

Há novelas da Globo que paralisam o país nos últimos capítulos.

Arrolei alguns motivos. Em primeiro lugar, é uma diversão barata, só se gasta energia elétrica para assistir a uma novela.

Em segundo lugar, quando uma pessoa que vê novela começa a assistir pelo primeiro capítulo, vai até o último: portanto, a Globo garante audiência durante toda a novela.

Em terceiro lugar, as novelas da Globo mostram preferencialmente atores e atrizes bonitas. E o povo tem uma tendência de admirar pessoas bonitas.

Em quarto lugar, quando uma pessoa começa a ver uma novela, garante já diversão boa e barata por vários meses, é um contrato de parceria entre o telespectador e a emissora de televisão, um contrato que se firma duradouro.

Em quinto lugar, quando se vai ao teatro, além do espetáculo durar só por uma noite, vai-se ver uma peça e ela termina ali.

Já com a novela é diferente, ela vai durar meses e vai prender a atenção do telespectador durante todo aquele tempo. Porque novela é uma diversão seriada, as histórias que são contadas nela são concatenadas, encaixam-se uma na outra e não há como o telespectador perder um só dia do programa. Depois que ele põe na cabeça o enredo, não pode tirar nunca mais da mente. Vê num dia e fica, assim, obrigado a ver no outro.

Em sexto e último lugar, há que elogiar a qualidade da dramaturgia que a Globo apresenta nas novelas, isso é apreciado e elogiado em inúmeros países.

Mas agora, por último, vou dizer por que nunca assisti a qualquer novela.

É que sempre que estou zapeando na televisão vejo rapidamente cenas de novelas com brigas entre marido e mulher, entre familiares, sempre as brigas, algumas dramáticas, uma choradeira geral, bronca, bronca e mais bronca.

E se a minha vida já é só feita de broncas, como eu me distrairia na televisão, assistindo a mais e mais broncas? Pra me estressar?

Por isso me recuso há 48 anos a ver qualquer novela.

Nenhum comentário: