29
de março de 2013 | N° 17386
CINEMA
NA TV POR ASSINATURA | por Daniel Feix
SPARTACUS
De Stanley Kubrick. Com Kirk Douglas e Laurence Olivier. Uma revolta de
escravos à época do Império Romano, um dos maiores épicos históricos que o
cinema já produziu.
Diz
a lenda que Kubrick pegou o projeto já iniciado, em substituição a Anthony
Mann, repetindo a parceria com Kirk Douglas de Glória Feita de Sangue (1957). E
que, devido às dificuldades de cortar o moralismo excessivo da trama, jamais,
nos anos seguintes, admitiria assumir a direção de um filme sem ter o controle
absoluto de tudo o que o envolvesse. Drama, EUA, 1960, 184min. TCM, 14h.
O
SONHO DE CASSANDRA (Cassandras Dream) De Woody Allen. Com Colin Farrell e Ewan
McGregor. Não é tão bom quanto Crimes e Pecados (1989), nem quanto Match Point (2005),
mas é mais um bom drama da leva crime e castigo de Woody Allen, desta vez
rodado em meio ao fog de Londres, muito bem aproveitado como cenário da obscura
trama de assassinato seguido de culpa. Drama, Grã-Bretanha/EUA, 2007, 108min. Telecine
Touch, 15h30min.
A
PRAIA (The Beach) De Danny Boyle. Com Leonardo DiCaprio e Tilda Swinton. É um
tanto inocente esta aventura do britânico Danny Boyle (Trainspotting, Quem Quer
Ser um Milionário?) pelos paraísos naturais da Tailândia. A história fantástica
do mochileiro norte-americano em busca de uma ilha secreta é baseada na obra de
Alex Garland. Tem visual muito bonito e entretém se você entrar no clima de
sonho juvenil que perpassa a história. Aventura, EUA/Grã-Bretanha, 2000, 117min.
FX, 15h50min.
OS
MONSTROS De e com Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti. Um
dos mais radicais, e interessantes, longas-metragens brasileiros dos últimos
anos, serve de cartão de visitas do trabalho da produtora cearense
Alumbramento, marcado, em grande parte dos projetos, pela criação coletiva
todos os autores escrevem, atuam e dirigem juntos.
Aqui,
o quarteto de realizadores se traveste de banda de música contemporânea para
falar das angústias dos jovens artistas. Drama, Brasil, 2011, 81min. Canal
Brasil, 17h30min.
AS
CONFISSÕES DE HENRY FOOL (Henry Fool) De Hal Hartley. Com Thomas Jay Ryan e
James Urbaniak. Um dos filmes mais inventivos e inspirados de Hal Hartley,
expoente do cinema alternativo norte-americano dos anos 1990, ganhou o prêmio
de melhor roteiro no Festival de Cannes. Narra a história de um escritor que se
muda para a casa de um gari para, assim, escrever um livro e acaba transformando
a vida dele ao incentivá-lo a fazer poesia. Comédia dramática, EUA, 1997, 135min.
Futura, 22h.
LARANJA
MECÂNICA (A Clockwork Orange) De Stanley Kubrick. Com Malcolm McDowell. Adaptação
de uma fábula de ficção científica do britânico Anthony Burgess, narra, num
futuro indeterminado, o desajuste de um amante de Beethoven que comete atos de
ultraviolência e passa por um processo de reinserção social. Supere um eventual
mal-estar diante das sequências mais incômodas (são várias): trata-se de um
filme fundamental. Drama/ficção científica, Grã-Bretanha, 1971, 137min. Max, 0h05min.
Não
perca
WALL-E
De Andrew Stanton. Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases
tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave.
A imagem de homens e mulheres obesos e isolados é chocante. Antes de vê-los, no
entanto, ficamos ainda mais impressionados com Wall-E, o último robô deixado
para limpar nosso planeta, que só se mantém em funcionamento graças à sua
capacidade de se autoconsertar.
Vamos
nos encantar com ele e, veja só, sentir junto a sua paixão por Eva (atenção a
este nome), uma robô do sexo feminino enviada em uma nave em missão à Terra. Tem
gente, como este escriba, que já se deixa tocar lendo a sinopse. Imagina vendo
o filme. Trata-se de um programão para crianças dos oito aos 80 anos de idade,
tão tocante quanto as mais imaginativas fábulas infantis, tão profundo quanto
os mais existencialistas dramas adultos do cinema. Animação, EUA, 2010, 98min. Disney
Channel, 9h e 20h, e TNT, 16h.
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