02 de março de 2013 | N°
17359
CAPA
A garota é TOP
Além de valorizar a beleza
gaúcha, o Garota Verão aposta no perfil de modelos para o mercado
O manequim 36 e os mais de 1m75cm
de altura da maioria das candidatas do Garota Verão 2013 entregam: o perfil do
concurso, um dos mais tradicionais do país, mudou. Se nas edições anteriores o
objetivo era valorizar a beleza feminina do Estado, neste ano vai além e busca
revelar uma top nacional ou até mesmo internacional para o mercado.
A vencedora da final de hoje
ganhará R$ 50 mil em trabalhos e passará a integrar o casting da agência Joy
Models, de São Paulo. Para Liliana Gomes, diretora-presidente do Grupo Joy no
Brasil e jurada do evento, o país só tem a ganhar com o novo formato:
– O Rio Grande do Sul é um grande
exportador de modelos para o mundo, muitos nomes saem daqui. E um concurso como
esse, que tem o respeito da sociedade, é muito importante, pois dá segurança às
meninas que, muitas vezes, são exploradas no início da carreira ao caírem nas
mãos de aventureiros.
Às 14h45min de hoje, as 30
finalistas levarão para a beira-mar de Capão da Canoa noções de passarela e
beleza. As lições vieram de bookers da agência, que acompanharam as meninas
desde as etapas regionais, dando dicas de comportamento, alimentação, cuidados
básicos e informações sobre a vida de modelo.
Outra novidade é que o biquíni
deixou de ser o traje exclusivo da grande final. As gurias protagonizarão três
desfiles de moda, com figurinos casuais, e experimentarão um pouquinho da
emoção da correria de um backstage com trocas de roupa e tempo cronometrado.
– O Garota Verão é um concurso
clássico. E é muito motivador saber que posso seguir a carreira de modelo
depois – disse a representante de Pelotas, Katherine Silveira, no teste de
vídeo, a uma banca de jurados composta por importantes nomes da moda nacional e
internacional, como Lanny Zenga, diretor da agência One Management New York.
Analisando que as concorrentes
têm idade média de 15 a 20 anos, Liliana faz uma comparação do concurso com o
vestibular e acrescenta:
– Esta é a chance das meninas
serem descobertas e se projetarem. Há 40 anos, as mulheres queriam ser misses.
Atualmente, querem produzir mais. E a carreira de modelo é para pessoas
inteligentes, independentes e que gostam de viajar pelo mundo.
É exatamente essa proposta que
fará as moças tremerem os joelhos e brilharem os olhos, quando a primeira
candidata for chamada à arena de 1,6 mil metros quadrados instalada na beira da
praia. E a dica para acalmar os ânimos no grande dia vem de uma veterana,
Marceli Almeida, que passará a faixa de Garota Verão neste ano:
– Tem que preparar o corpo e a
mente. É preciso saber perder.
fernanda.pandolfi@zerohora.com.br
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