Funcionários da Microsoft Holanda, no escritório de Schiphol
Agora, as lições são para aqueles que querem aproveitar o emprego para se desenvolver.
AMPLIE A VISÃO

Entenda como funcionam diferentes departamentos. Converse com colegas de outras áreas para descobrir o que fazem, quais são as boas práticas e os problemas mais preocupantes. O segundo passo é pedir ao chefe para participar de projetos que envolvam diferentes setores. É uma experiência que ensina a negociar e a argumentar. Se possível, tente rodar por outros departamentos.
EMPREENDA NO TRABALHO
Muitas empresas incentivam funcionários a fazer sugestões e a assumir projetos. “Participar da concepção e do desenvolvimento desses projetos é uma boa maneira de comprovar capacidade de liderança e de execução em uma futura conversa com investidores”, afirma Cassio Spina, presidente da Anjos do Brasil, organização de fomento ao investimento em novos negócios sediada em São Paulo. 
FAREJE PROBLEMAS
Uma dificuldade que você encontra em seu trabalho pode inspirar um negócio. “Um especialista consegue ver os gargalos de sua área como ninguém e muitas vezes são problemas comuns em outras empresas também. Desenvolver uma solução é uma maneira de explorar um nicho de mercado”, diz Renata Chilvarquer, diretora de educação da Endeavor, organização de apoio ao empreendedorismo, de São Paulo.
TESTE OS RISCOS
Empreender é arriscar — ainda mais em tempos de economia estagnada. Nada melhor do que testar seus limites no ambiente controlado de uma empresa, onde há mais gente para validar suas ideias e não é preciso colocar o próprio dinheiro em jogo. “O profissional pode se acostumar a vender ideias ousadas e a assumir responsabilidades maiores quanto à entrega de resultados”, diz Eliana Dutra, diretora da Pro-Fit Coaching e Treinamento, do Rio de Janeiro. Para completar, busque posições que envolvam decisões financeiras, como fazer investimentos e cortes de custos, que oferecerão uma visão realista da gestão.