segunda-feira, 5 de janeiro de 2015


5 de janeiro de 2015 | N° 18033
CARREIRAS| OPORTUNIDADES À VISTA

Quase 29 mil cargos públicos abertos em 2015

Número é superior ao do ano passado, quando foram oferecidas 20 mil vagas. Economia instável deve aumentar concorrência entre os candidatos
Este ano pode ser promissor para quem deseja conseguir um trabalho no setor público. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015 prevê a criação de 28.957 cargos, fora as vagas de reposição, em caso de aposentadoria ou demissão do servidor.

O número é maior do que o do ano passado, quando foram realizados concursos com menores índices de postos oferecidos – o maior teve cerca de 700, em um total de 20 mil criados em 2014.

Das vagas para previstas para 2015, 13.974 são para o Poder Executivo, em órgãos como o Banco Central, a Receita Federal, o Ministério da Fazenda e o INSS. Outros cerca de 15 mil cargos são para a área de Justiça, como tribunais (9.177), Defensoria Pública (3.897) e Ministério Público da União (1.879).

Entretanto, a concorrência também deve aumentar, em razão do quadro de estagnação econômica.

– Quando a economia dá sinais de problemas, é normal que as pessoas se voltem para a carreira pública. Então, 2015 será um ano também com muitos concorrentes – diz o vice-presidente do Damásio Educacional e presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), Marco Antônio Araújo Jr.

CORTE DE GASTOS NÃO DEVE ALTERAR O QUADRO

Para Araújo, a expectativa de cortes de gastos do governo federal não deve influenciar o quadro.


– É um discurso padrão porque vagas públicas são sempre motivo de discórdia com a população, mas é algo que efetivamente é difícil de ser cortado. No máximo, o número de vagas previstas pode diminuir – opina.

Nenhum comentário: