quinta-feira, 22 de janeiro de 2015


22 de janeiro de 2015 | N° 18050
L. F. VERISSIMO | L. F. VERISSIMO

Azeitona

ELE – Como se sabe, a humanidade é dividida em duas facções: a dos que comem a azeitona primeiro e depois tomam o Martini e a dos que deixam para comer a azeitona depois de tomar o Martini.

ELA – Noto que seu Martini está pela metade e a azeitona continua intacta.

– Sou da segunda facção. E você, o que está tomando? – Um Krakatoa. O único drink no mundo baseado num vulcão. – Vi pela fumacinha...

– O drink é ruim, mas dizem que, quando se tomam dois, a ressaca no dia seguinte é uma experiência transcendental. – Isso é verdade?

– Não se sabe. Até hoje ninguém conseguiu tomar dois. E o seu Martini. Está perfeito?

– Um Martini nunca está perfeito, mas é o mais próximo que o Homem jamais chegará da perfeição. – Na sua opinião, então, um Martini, mesmo imperfeito, é a criação máxima da humanidade?

– O Martini e o adágio do concerto para oboé e cordas em ré menor do Alessandro Marcello. – É isso que deixaremos para a posteridade? Nada mais? Nem uma catedral? Nem um soneto?

– Não haverá posteridade. Sei de fonte segura que a civilização ocidental acabará hoje, às 23:30, hora de Brasília. Impreterivelmente.

– Assim, de repente?

– Não é de repente. A civilização ocidental vem decaindo há muito tempo. Vem morrendo aos poucos. Hoje será o fim definitivo.

– Na sua opinião, quando foi que começou o declínio da civilização ocidental?

– Nesse caso, também, as opiniões se dividem. Há quem diga que foi a descoberta da América por Cristóvão Colombo, um evento com graves consequências históricas do qual o mundo nunca se recuperou. Outros dizem que foi a invenção da pizza com abacaxi.

– E não tem volta? Não deixaremos nada para trás, a não ser ruínas? Seremos a primeira geração da História sem uma posteridade?

– Mas isso será ótimo. Você não vê? Uma posteridade significaria gente remexendo nossas ruínas, tentando nos entender pelo que encontram. O que pensariam de um vibrador com a cara do George Clooney? E as conclusões erradas a que chegariam? Confundiriam o Papa com a Peppa! Não, é melhor desaparecer sem rastros. Deixa eu comer minha azeitona.

– Mas você ainda não chegou ao fim do seu Martini.


– Eu sei, mas já são 11:27. Não temos mais tempo.

Nenhum comentário: