segunda-feira, 26 de janeiro de 2015


26 de janeiro de 2015 | N° 18054
COMPORTAMENTO MODELO DA ESTAÇÃO

“Fui lá e arrasei”

CANDIDATA FORA DOS PADRÕES dos concursos de beleza ganhou apoio nas redes sociais após desfilar na escolha da Garota Verão de Canguçu

Para muitos, inspiração, para outros, ato de liberdade, para Vanessa Vöss Braga, oportunidade de enfrentar seus medos. A menina de olhos azuis e sorriso tímido chamou a atenção da internet e se transformou em um viral nos últimos dias ao desfilar de biquíni para mais de 3 mil pessoas na seletiva do Garota Verão em Canguçu.

A estudante de 14 anos, que ficou famosa nas redes sociais, não tem computador nem internet. Vive com a família em uma casa humilde, construída pelos avós na região de Cerro da Boneca, zona rural de Canguçu. A paisagem bucólica, de plantações e estufas antigas para secagem de fumo, fica a mais de 13 quilômetros do centro da cidade, o que impede o sinal de celular e internet chegar à localidade. A ideia de participar do concurso partiu da mãe.

– Ouvi no rádio sobre o Garota Verão e resolvi inscrever a Vanessa. Ela sempre quis participar. No início, ficou com receio, mas eu expliquei que a gente não pode ter vergonha do nosso corpo. Ela é gordinha, mas é linda – conta Cristina Braga.

Vanessa, que foi poucas vezes à praia, comprou um biquíni para desfilar em seu primeiro concurso. No centro de Canguçu, escolheu modelo verde de estampas florais.

– Tenho 1m61cm e 70kg, sempre fui cheinha, mas eu me acho bonita. Adoro meus olhos e cabelo – revela a menina vaidosa, que adora pintar as unhas de rosa.

O nervosismo foi grande durante a semana que antecedeu a disputa e só se dissipou minutos antes do desfile:

– As outras candidatas, todas bonitas de corpo, e eu, gordinha. Fiquei com um pouco de vergonha. Mas quando eu entrei para desfilar, todo mundo gritou meu nome e me apoiou. Daí eu relaxei. E a vergonha passou.

A jovem, que sonha em ser cantora, não esperava tanta repercussão ao ato.

– Não imaginei que iam me notar. Vi que estava errada. Fui lá e arrasei – conta.

FOTO EM PÁGINA DA PREFEITURA TEVE MAIS DE 10 MIL CURTIDAS

Os passos corajosos de Vanessa em volta da piscina lhe renderam o carinho da cidade e das redes sociais. Na página da prefeitura de Canguçu no Facebook (veja abaixo), sua foto teve mais de 10 mil curtidas. Até então, poucos posts do endereço tinham mais de cem likes, para comparação.

– Espero que não seja só a minha filha. Outras pessoas podem pensar: “a Vanessa não ganhou, mas concorreu. Ela enfrentou o medo, foi em frente. Eu também posso”. Vamos pensar assim. Esse é o exemplo – fala o pai, Volnei Braga, orgulhoso.

– As pessoas gordinhas têm mais dificuldade em tudo. Desde comprar uma roupa até aguentar as piadas. Tinha receio de desfilar de biquíni e enfrentei. Se eu tivesse de dar um recado para essas pessoas seria para que não dessem bola – aconselha Vanessa.

Para os fãs e apoiadores, ela avisa:

– Ano que vem, se Deus quiser, vou participar de novo.


felipe.martini@zerohora.com.br</>

Nenhum comentário: