sexta-feira, 30 de janeiro de 2015


30 de janeiro de 2015 | N° 18058
TUDO DE GRAÇA

Do erudito ao popular

GRAMADO IN CONCERT leva apresentações musicais a espaços públicos da cidade a partir de amanhã
Se o inverno de Gramado pertence ao Festival de Cinema, o verão poderá se tornar mais musical. Começa amanhã o 1º Gramado in Concert, com a promessa de nove dias de concertos eruditos e números de música popular. A programação, diária e gratuita, vai até 8 de fevereiro em espaços como a Rua Coberta e o Lago Negro.

– É uma proposta de aproximação com o público, sem concertos restritos a teatros, mas nas ruas e praças – explica Allan John Lino, encarregado da direção-geral ao lado de Leandro Serafim.

Criado em parceria pela Secretaria Municipal de Turismo e a Orquestra Sinfônica de Gramado, o festival surge para atrair visitantes à cidade em fevereiro e também para gerar uma identificação local com a música, construída também pela criação de orquestras especialmente para o festival e por iniciativas pedagógicas. Neste ano, 160 alunos estarão envolvidos em oficinas e práticas coletivas.

A programação erudita contará com a Orquestra Sinfônica de Gramado, a Orquestra de Venâncio Aires e a Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis, além de orquestras jovens de várias partes do Estado e também de Sete Lagoas (MG). Um dos destaques será o Grande Concerto com a Orquestra Sinfônica do Festival Internacional de Música de Gramado, no dia 8, às 20h, na Expogramado, com participação de cerca de 80 músicos. Em paralelo, ocorrem intervenções artísticas, com apresentações que abrangem gêneros como jazz, chorinho e MPB.

A Secretaria de Turismo do município espera um crescimento de 20% no movimento da cidade durante os nove dias de festival. No ano que vem, a expectativa sobe, com a possibilidade de mais convidados de outros Estados e países.

– Percebemos que, para trabalhar com orquestras de renome, é preciso muita antecedência. Então já começamos a fazer os convites para 2016 – conta a secretária de turismo Rosa Helena Volk.

O 2º Gramado in Concert ocorrerá entre 12 e 21 de fevereiro de 2016.


luiza.piffero@zerohora.com.br

Nenhum comentário: