segunda-feira, 19 de janeiro de 2015


19 de janeiro de 2015 | N° 18047
DAVID COIMBRA

Saída do primeiro ano, 14h35min

“Papai, sabia que um tempo atrás, acho que no teu tempo, quando os carros eram de madeira, tinha uma lei lá no Sul, perto da Disney, que dizia que as pessoas brancas não podiam se casar com as pessoas negras e que as pessoas negras não podiam entrar nas mesmas portas em que entravam as pessoas brancas e nem beber água nos mesmos bebedouros. Imagina, papai!

O Jay Jon, meu amiguinho, ele é negro, eu não podia andar com ele. E a Mimi, papai! Eu gosto tanto da Mimi, eu AMO a Mimi, e ela é pretinha, o que é que tem ela ser pretinha? Como é que o presidente não fez nada? Sabe quem foi que fez? Foi uma mulher que entrou no ônibus e sentou lá na frente. Lá na frente as pessoas negras não podiam sentar e essa mulher era negra e ela sentou lá.

Aí os caras brancos vieram e disseram: ‘Vai lá pra trás!’. Mas ela disse: ‘Não vou!’. Ela não fez nada, não brigou, não gritou, só ficou sentada e os caras brancos disseram que iam chamar a polícia e ela disse: ‘Pode chamar’. Eles chamaram a polícia e levaram a moça presa, mas aí todas as pessoas pararam de andar de ônibus, só andavam a pé, que faz bem pra saúde.

Aí os ônibus ficaram sem dinheiro, porque as pessoas não botavam mais dinheiro no cartão do ônibus. Aí veio um outro homem, um doutor, que disse que a mulher estava certa e foi caminhando até Washington com um monte de pessoas, demorou muito tempo, porque eles não pegaram avião. Ele falou na frente da Casa Branca contra aquela lei e o presidente concordou com ele e eles acabaram com aquela lei. Aí ele ficou cansado e foi para o hotel dele, mas um homem entrou lá com uma arma e matou ele, papai! Matou! Aí todas as pessoas levaram o caixão dele num cavalo e ficaram muito tristes...

O que eu não entendo é por que eles não queriam que as pessoas que eram pretas andassem na parte da frente do ônibus. Pessoas verdes, como o Hulk, podiam andar na frente no ônibus? Ah, garanto que o Hulk eles iam deixar andar na frente, porque, se não deixassem, ele ia ficar brabo e quebrar tudo. Então, pessoas brancas e verdes podiam andar na frente, mas pessoas pretas, não. E o Homem-Aranha? Quando ele está vestido de Homem-Aranha, ninguém sabe se ele é branco, preto ou verde, a roupa dele não deixa nada aparecendo, nem os olhos, não sei como o Homem-Aranha enxerga com aquela roupa.

O Homem-Aranha é azul e vermelho e é certo que eles iam deixar o Homem-Aranha andar na frente, porque ele é super-herói, todo mundo gosta do Homem-Aranha, menos o Jota Jota Jameson. Aí podiam andar pessoas brancas, verdes, azuis e vermelhas na frente, mas pretas não podia. Por quê? Eu gosto de amarelo, mas também gosto das outras cores. Não me importo se o Batman usa preto. O feijão é preto, e é bom. E uma cor não pode fazer mal a ninguém, não é? Por que tanta implicância com uma cor? Ainda bem que acabou essa lei, não é, papai?”


(Hoje é feriado. Comemoração à Lei dos Direitos Civis nos EUA.)

Nenhum comentário: