Aqui voces encontrarão muitas figuras construídas em Fireworks, Flash MX, Swift 3D e outros aplicativos. Encontrarão, também, muitas crônicas de jornais diários, como as do Veríssimo, Martha Medeiros, Paulo Coelho, e de revistas semanais, como as da Veja, Isto É e Época. Espero que ele seja útil a você de alguma maneira, pois esta é uma das razões fundamentais dele existir.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
11 de junho de 2010 | N° 16363
L. F. VERISSIMO
Frangos assados
A cadeia de restaurantes Nando’s, infelizmente, não é minha. Há Nando’s em vários pontos de Joanesburgo e, imagino, do resto do país. Seu faturamento deve ser enorme.
Ontem saiu um anúncio da Nando’s no jornal oferecendo um almoço grátis a todos os mexicanos caso o seu time perdesse para a África do Sul, no jogo de estreia, hoje. O texto do anúncio dizia que os mexicanos provavelmente tinham sido mal informados sobre a corrupção sul-africana e que a proposta não era uma forma de propina.
Apenas ofereceriam meio frango assado com batatas fritas a quem aparecesse para almoçar no sábado em qualquer Nando’s da cidade com um passaporte mexicano, depois de uma vitória da África do Sul. O melhor estava na ultima frase do anúncio, um primor de sutil contradição, depois da corrupção negada. Dizia que, quem não tivesse um passaporte mexicano, certamente não teria dificuldade em comprar um falso...
O humor sul-africano é bom. Quando o presidente Jacob Zuma respondeu a críticas sobre a sua falta de cuidado ao supostamente estuprar uma mulher que teria o vírus HIV, dizendo que tinha tomado um banho de chuveiro depois da relação, um cartunista passou a retratá-lo sempre com um chuveirinho em cima da cabeça.
Quando foi revelado que o irreprimível Zuma tinha 24 filhos, entre legítimos e ilegítimos, o mesmo cartunista o retratou com sua prole – todos com chuveirinhos em cima da cabeça.
O entusiasmo com o time da casa é tão grande que fica difícil prever o que acontecerá no caso de uma derrota logo no primeiro jogo. Estou escrevendo no quarto do hotel, com a televisão ligada.
Acaba de começar o show de pré-inauguração no estádio de Soweto lotado. Há tanta animação que até o Zuma foi ovacionado. Ou parece que foi ovacionado, não deu para distinguir o que era “zuuuuma, zuuuma” e o que era “buuu, buuu”.
Qual será o comportamento dessa massa empolgada em caso de tropeço inicial? Ninguém sabe. Por via das dúvidas, se eu fosse mexicano, aceitaria os frangos assados.
Ontem fui ver o treino da Seleção Brasileira. Tinham dito que o Julio César estava com dores lombares e era dúvida para o primeiro jogo. A Seleção treinou num espaço reduzido, três times de seis se revezando. O pouco espaço favorecia muitos chutes a gol. O Julio César treinou, e posso dizer que nunca vi uma pessoa tão saudável. Ou ele estava disfarçando, ou está pronto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário