quarta-feira, 30 de junho de 2010



30 de junho de 2010 | N° 16382
PAULO SANT’ANA


Bolão talhado pra Pablo

Cometeram ontem a tolice de convidar Pablo para participar de um bolão.

É um bolão muito inteligente e se refere ao próximo jogo do Brasil, contra a Holanda.

O bolão consiste no seguinte: escolhe-se um resultado, por exemplo, Brasil 1 x 0 Holanda, e faz-se um leilão deste escore. Aquele que der mais dinheiro por ele fica com esta aposta.

E por aí vai. Vão leiloando um a um os resultados prováveis, desde 1, 2, 3, 4 para o Brasil até 1, 2, 3, 4 favoráveis à Holanda.

E Pablo, sorrateiro, ficou ali à espera de que fossem leiloados os resultados que ele queria.

Até que Pablo viu serem ofertados 1 a 0 para o Brasil e 2 a 0 para o Brasil. E Pablo ficou a lutar no leilão com os lances para esses dois resultados. Insistiu Pablo em cobrir os lances para 1 a 0 e 2 a 0 para o Brasil.

Afinal, ninguém deu mais dinheiro do que Pablo por 1 a 0 e 2 a 0 para o Brasil, paguei R$ 400 de lance por Brasil 1 x 0 Holanda e R$ 200 de lance por Brasil 2 x 0 Holanda.

Todos os resultados foram vendidos, inclusive três estranhos: como não havia o escore de empate no bolão, foi criado o seguinte resultado: Holanda vence nos pênaltis. E outro resultado: Brasil vence nos pênaltis. Foram transformados em duas apostas, cada uma valeu R$ 50.

Finalmente, uma aposta mais foi leiloada: qualquer resultado exótico que não tinha sido leiloado. Assim, se der Brasil 5 x 1 Holanda, Brasil 6 x 0 Holanda, Holanda 5 x 0 Brasil, qualquer resultado que não tenha sido leiloado, vence esse apostador. Custou R$ 100 essa aposta.

Eu estou com o coração na mão, porque este bolão, criado pelo meu amigo Nílson Sibowsky, atingiu a seguinte quantia que será paga ao vencedor: R$ 4,5 mil.

Vocês podem imaginar como me sinto, na expectativa de ganhar este bolão, são grandes as minhas chances, tenho dois resultados muito prováveis.

Já começo a imaginar que o jogo permaneça empatado durante o primeiro tempo e, no segundo tempo, logo no início, o Brasil faça um gol.

Eu não caberei no meu nervosismo, torcendo para que a Holanda não faça gol e o Brasil também não faça, embora o 2 a 0 para o Brasil também me sirva. Mas é que com 2 a 0 e o jogo em andamento existe o perigo de 3 a 0.

Não sei por que já me considero vencedor deste bolão.

Em primeiro lugar, porque creio firmemente que o Brasil vai ganhar esta partida. O diabo é que ficarei sem o dinheiro do bolão se o Brasil vencer por 2 a 1, 3 a 1, 4 a 1, 3 a 2, 4 a 3.

Tem de ficar no 1 a 0 ou no 2 a 0 para eu vencer.

Vou vencer e os meus amigos terão uma lição, nunca se metam a fazer apostas comigo, não se atrevam a fazer bolão com Pablo.

Porque Pablo é igual a Paulo Maluf: nunca perdeu qualquer bolão de que participou.

Estão me martelando a cabeça quatro versos do meu poeta Augusto dos Anjos:

Bati nas pedras de um tormento rude

E a minha dor de hoje é tão intensa

Que eu penso que a alegria é uma doença

E a tristeza é a minha única saúde.

Nenhum comentário: