segunda-feira, 14 de junho de 2010



14 de junho de 2010 | N° 16366
KLEDIR RAMIL


Como fazer uma pandorga

Se o seu filho ler o O Caçador de Pandorgas, quer dizer, de Pipas, e perguntar se você sabe fazer um negócio daqueles, diga que sim. Um pai nunca deve decepcionar um filho. A coisa é muito simples. Pegue uma folha de papel celofane... Ou será papel de seda? Tanto faz, o importante é que seja um papel bem colorido.

Pra fazer a armação você precisa de um pedaço de taquara. O quê? Não existe mais taquara? Como assim? No Japão, eu sei que tem. Faça o seguinte, convide sua mulher pra jantar num restaurante japonês. Assim que o garçom vier com o cardápio, pergunte onde fica o jardim zen.

Deixe sua mulher escolhendo o sushi-sashimi, vá até o jardim, passe a mão no bambuzal do japa e saia correndo porta afora. A sua mulher? Ela que se vire. Você tem uma missão a cumprir, não tem tempo pra se preocupar com isso.

Chegando em casa, pegue uma faca na cozinha e corte as taquaras no sentido longitudinal, pra fazer varetas. Com duas dessas varetas, você forma uma cruz que servirá de base para a pandorga. Aí você vai precisar de um rolo de barbante, pra amarrar a estrutura. Vá até o armazém da esquina... o quê? Não tem mais armazém na esquina? Pelo amor de Deus... então vá até o shopping, correndo. Aproveite e compre um vidro de goma arábica.

Vai me dizer que você não sabe o que é goma arábica? Pergunte no balcão de informações... Não, não vai dar certo. Se a guria do atendimento tiver menos de 50 anos, vai pensar que é um doce e indicar o restaurante Árabe. Esqueça, compre um tubo de cola qualquer. Só não use Super Bonder, senão você vai ficar com os dedos grudados na pandorga pro resto da vida.

Voltando pra casa, você vai precisar de pano pra rabiola. Depois eu explico o que é. Abra o armário da sua mulher, pegue uns 3 vestidos e corte umas tiras de tecido. Dê um nó na ponta das tiras, ligando uma na outra, de maneira a formar uma longa cauda. Bem colorida, pra fazer bonito no céu.

Caso você chegue a esse estágio sem ter conseguido avançar muito, com os dedos grudados de cola e com a paciência esgotada, faça o seguinte: entre na internet, procure uma loja que venda pandorga pronta e encomende.

Em poucos dias chega na sua casa uma dessas modernas, em forma de águia, com tecido impermeável e varetas de plástico. Uma maravilha da tecnologia que você vai poder dar de presente pro seu filho e mandar ele parar de incomodar. Se o guri continuar insistindo, dê um Play Station pra ele.

Nenhum comentário: