quarta-feira, 30 de junho de 2010



30 de junho de 2010 | N° 16382
L. F. VERISSIMO


O homem surpresa

O Bayern de Munique comprou Lúcio do Bayer Leverkusen em 2004. Lúcio jogou cinco anos em Munique, até o Bayern decidir dispensá-lo, como parte da renovação da sua equipe.

Lúcio estava chegando à idade em que os zagueiros normalmente entram em declínio, perdem o reflexo e a elasticidade e não conseguem mais enfrentar atacantes jovens. Lúcio não servia mais para o Bayern e, implicitamente, não servia mais para o futebol.

Abandonou a carreira e voltou para o Brasil, onde tornou-se pastor e gosta de reunir amigos para lembrar os bons tempos em que... Espere um pouquinho. Não foi nada disso. Esta seria a história segundo as previsões do Bayern. Nem Lúcio abandonou o futebol, nem o futebol abandonou Lúcio, como sabe quem acompanha os dois times em que ele ainda joga, a Internazionale de Milão, multicampeã na Europa, e a Seleção Brasileira, em que ele é titular desde 2000.

O erro do Bayern Munique foi achar que Lúcio era um jogador normal. Em vez de declinar, ele melhorou. Parece ter chegado ao auge nesta Copa. (Parênteses nada a ver: sempre achei “Auge” um bom nome para hotel de luxo. Daqueles com um almirante na porta e tapete vermelho até a calçada. Ao “Auge” só se chega de limusine branca. Fecha parênteses).

Ele e o Juan formam a melhor dupla de área que a Seleção teve nos últimos tempos. Olha, vou até arriscar: de todos os tempos. E, porque tem uma voracidade pelo jogo que talvez explique sua perenidade, gosta de invadir o campo adversário com a bola dominada, como o que nós, do ramo, chamamos de “homem surpresa”, o cara que confunde a defesa adversária e escapa da marcação, porque não deveria estar ali. Desde que o Bayern de Munique se confundiu com ele, o Lúcio tem sido o homem surpresa do futebol mundial.

Com as torcidas se fantasiando e se pintando cada vez mais para aparecer na TV, tem-se visto cenas insólitas, como a de gueixas e samurais desconsolados, com a pintura escorrendo junto com as lágrimas, chorando a derrota do Japão para o Paraguai nos pênaltis, ontem. (Que, por sinal, reforçou a estatística que eu mencionei, da melhor sorte de goleiros vestindo verde nas cobranças de pênaltis...)

E, com a vitória do Paraguai, continua intacto e majoritário o bloco sul-americano que enfrentará os sobreviventes da Velha Europa e da Nova África nas quartas de final. Já no jogo Espanha e Portugal, duas de quatro estrelas que iriam brilhar nesta Copa, Xavi e Iniesta, se destacaram, e duas, Cristiano Ronaldo e Fernando Torres, desapareceram. Com a diferença que o Torres ainda pode se reabilitar.

Nenhum comentário: