segunda-feira, 5 de maio de 2008


JAIME CIMENTI

Ódios, poder, corrupção, família e suspense

O romance Tempo quente, da escritora norte-americana Sandra Brown e lançado há pouco no Brasil, tem uma trama recheada de conflitos e mistérios, envolvendo aspectos familiares.

A narrativa mostra por que a autora já teve 56 obras na lista de best-sellers do jornal The New York Times e por que contabiliza mais de 70 milhões de exemplares traduzidos para vários idiomas.

Uma família poderosa cercada por corrupção e poder é o centro do romance. O cenário é a imaginária Destiny, pequena cidade da Lousiana. A história gira em torno dos Hoyle, cujo patriarca, Huff, ergueu seu império ao administrar, com mão de ferro, a fundição que pertencera ao sogro.

Hoyle colocou o lucro sempre na frente de medidas de segurança no ambiente de trabalho, o que levou à morte o funcionário Gene Iverson. Crhis, o primogênito e o mais parecido com o pai, foi levado ao banco dos réus e, mesmo absolvido, nunca convenceu Sayre, sua irmã, que decidiu mudar-se da cidade.

Anos depois, Sayre Lynch volta Destiny para acompanhar o enterro de Danny, seu irmão mais novo, que teria cometido suicídio. Logo na chegada, ela conheceu Beck Merchant, advogado da Hoyle Enterprises e assessor direto de seu pai.

O advogado lhe diz que seu irmão pode ter sido assassinado. Então ela investiga o caso por conta própria e conclui que o culpado pelo crime pode ser Chris, o irmão mais velho.

Em meio a pressões do governo e de entidades sindicais por melhores condições de trabalho para os funcionários da Hoyle, defendidas por um combativo advogado, Sayre passa a se envolver emocionalmente com Beck Merchant, por quem nutre sentimentos de amor e ódio.

Ele tem planos particulares em relação ao que ocorre com seus clientes. Nas páginas da narrativa ágil, composta de capítulos curtos, os leitores saberão se Sayra vai conseguir abrir mão de suas convicções e levar adiante sua atração pelo advogado.

Será possível que ela consiga deixar o passado para trás? O desfecho surpreendente do romance vai responder a tais questões essenciais. 432 páginas, R$ 54,00. Tradução de Alyda Sauer, Editora Rocco, telefone 21-3525-2000.

Nenhum comentário: