Aqui voces encontrarão muitas figuras construídas em Fireworks, Flash MX, Swift 3D e outros aplicativos. Encontrarão, também, muitas crônicas de jornais diários, como as do Veríssimo, Martha Medeiros, Paulo Coelho, e de revistas semanais, como as da Veja, Isto É e Época. Espero que ele seja útil a você de alguma maneira, pois esta é uma das razões fundamentais dele existir.
sexta-feira, 5 de outubro de 2007
26 de setembro de 2007
N° 15378 - Contracapa | Roger Lerina
Dreaaaaaaaaaamer
Lembra do Transasom?
Isso mesmo, aquele programa antológico que nos anos 70 falava de música jovem e mostrava os primeiros clipes jurássicos, apresentado pelo Pedrinho Sirotsky antes do Jornal do Almoço, nos tempos da TV Gaúcha - e que tinha como vinheta musical a clássica música Dreamer, do Supertramp?
Pois a trajetória do Transasom e de seu criador viraram livro, que será lançado no próximo dia 4, às 19h, na Livraria Siciliano do Moinhos Shopping.
Escrito pelo jornalista Marcelo Ferla e contando com depoimentos de Sirotsky, Lembra do Transasom? vai além do programa transmitido de 1973 a 1979:
o livro editado pela L&PM aproveita para recuperar a história dos primórdios da cultura jovem sulista, evocando o que fazia a cabeça da "magrinhagem" por aqui - de Queen a Bixo da Seda, passando por Elis Regina, Peter Frampton, Almôndegas e Led Zeppelin.
Além de reunir depoimentos de gente ligada à música - como Maria Rita, Nelson Motta e Lulu Santos e os radialistas Cascalho, Claudinho Pereira e Júlio Furst - , Ferla lembra também no livro o lado futebolístico de Pedrinho, relatando histórias curiosas que o comunicador e empresário viveu ao lado de cartolas tipo João Havelange e Ricardo Teixeira.
Será anunciado hoje pelo Ministério da Cultura o longa-metragem brasileiro que vai tentar uma vaga para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008. A briga ganhou na última hora um concorrente de peso: Tropa de Elite, já apontado como o fenômeno do ano do cinema nacional.
O curioso é que o filme estrelado por Wagner Moura (foto acima) só estréia oficialmente em 12 de outubro - seu sucesso vem do boca a boca das cópias piratas que circulam desde agosto e da aclamadora première no Festival do Rio, na semana passada.
Segundo o regulamento do MinC, podiam se credenciar à vaga na disputa da vaga filmes que ficaram pelo menos uma semana em cartaz de 1º de outubro de 2006 e 30 de setembro de 2007.
A estratégia dos produtores de Tropa de Elite foi colocar o filme em cartaz na cidade paulista de Jundiaí, interior de São Paulo, onde é exibido em uma sala. O MinC aceitou o argumento e inclui o filme na lista...
Tropa de Elite vem criando muita polêmica no retrato que faz da violência urbana. Dirigido por José Padilha (do documentário Ônibus 174), revela os bastidores das ações do Bope, batalhão especial da polícia do Rio tido por incorruptível e tão eficaz quanto violento - em contraponto com a ineficiência de uma PM apática e corrompida por marginais.
Também sobra para as classes mais privilegiadas que consomem drogas, mostradas como cúmplices dessa grande violência.
No total, o MinC recebeu 18 inscrições. Entre os outros concorrentes estão A Grande Família, Antônia, Batismo de Sangue, Cidade dos Homens, Fabricando Tom Zé, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, Primo Basílio e Saneamento Básico, o Filme.
Foi assim: em 1991, quando se conheceram pessoalmente no Rio, o cronista Guaraci Fraga contou uma idéia que tinha para uma história em quadrinhos para Rodrigo Rosa - que o ilustrador nunca esqueceu.
Dezesseis anos depois, vivendo em Barcelona e no meio de uma crise criativa braba, o desenhista gaúcho lembrou de novo daquele papo com Fraga e resolveu finalmente pôr mãos à obra. Escreveu o roteiro, fez os desenhos e enviou ao escritor - que deu seu aval para inscrever a HQ no 8º Festival de Humor e Quadrinhos do Recife.
Depois de meses vivendo e estudando ilustração na Espanha, Rosa está de volta ao Brasil - e comemorando o primeiro lugar na categoria quadrinhos do evento pernambucano com A Contagem, título da história que inaugurou a parceria com Fraga e da qual a coluna reproduz um quadrinho aí do lado.
Quem está se dobrando de tanto rir na foto é a Deborah Finocchiaro, atriz gaúcha que vai mostrar no Rio a peça Pois É, Vizinha... no festival Esse Monte de Mulher Palhaça.
É a segunda edição do evento, também chamado de Festival Internacional de Comicidade Feminina, que está levando ao palco do Sesc Copacabana até domingo somente espetáculos humorísticos dirigidos e interpretados por mulheres.
Deborah vai apresentar hoje seu monólogo a partir de textos do casal de dramaturgos italianos de Dario Fo e Franca Rame. Único festival do gênero nas Américas, a iniciativa é do grupo carioca As Marias da Graça Associação de Mulheres Palhaças.
Receba as dicas mais quentes do Lerina diariamente pelo celular. Envie um torpedo com a palavra LERINA para 46956. O custo por mensagem recebida é de R$ 0,28 para clientes TIM e R$ 0,10 para clientes Vivo e BrasilTelecom GSM. Para cancelar as assinaturas, envie CANC para 46956.
"A cachaça é minha droga. Ela dá tudo o que preciso"
ELKE MARAVILHA atriz, 62 anos, ex-jurada do Chacrinha e do Silvio Santos, em entrevista ao Jornal da Tarde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário