segunda-feira, 29 de outubro de 2007



29 de outubro de 2007
N° 15402 - Kledir Ramil


Homem de laboratório

De todos os animais, o homem é o mais esquisito. É o único bicho que usa sapatos. Já escrevi sobre esse assunto, fazendo comentários do ponto de vista histórico.

A fase que estou vivendo agora é mais científica. Tento descobrir através da biotecnologia, como as alterações genéticas podem ajudar na evolução das espécies.

O homem já evoluiu bastante desde o tempo em que desenhava bisontes nas cavernas, mas algumas coisas podem ser melhoradas. A primeira atitude que eu tomaria seria raspar o cabelo de todo mundo. Cabelo é apenas um adereço, um elemento de decoração. Dá trabalho e despesa. Em especial, o das mulheres.

Orelhas. É estranho que a concha auricular seja virada pra frente, já que há sons vindo de toda parte. Precisamos um aparelho auditivo multi-direcional para podermos apreciar o mundo em 5.1. Uma solução prática seria cortar fora cada orelha e deixar apenas o furinho do ouvido.

Dizem que o homem tem duas orelhas e uma só boca para ouvir mais e falar menos. Infelizmente tal sabedoria não é levada a sério. Acredito que seja porque a boca é uma abertura exagerada, difícil de controlar. O jeito é diminuir o tamanho, usando como padrão a largura de um garfo. É o suficiente.

O nariz está sobrando. Aquela protuberância só atrapalha na hora de beijar. Vamos eliminar e manter o que interessa, as duas entradas de ar. Nossos olhos são muito pequenos, isso sem falar dos orientais. Sugiro aumentar o globo ocular e a capacidade de resolução em pixels.

O cérebro, com certeza, precisa crescer. Como só se consegue usar 10% mesmo, a idéia é: maior massa encefálica, maior participação em numero de neurônios que trabalham. Para isso, vamos precisar de uma cabeça maior.

Com essas primeiras alterações, o homem vai ficar parecendo um ET. Careca, zolhudo, cabeção... Tudo bem, perdemos em beleza, mas ganhamos em funcionalidade. E, mais inteligentes, vamos conseguir resolver problemas como o aquecimento global e o descontrole do tráfego aéreo brasileiro.

Várias parte do corpo humano são uma incógnita para mim. Por exemplo, a vesícula biliar, o apêndice e aquela quantidade absurda de intestino grosso. Pra que tanta tripa?

Pra que servem as unhas? Os artelhos? Os pêlos pubianos? Por que dois pulmões se o ar entra por uma traquéia? São coisas que, um ignorante como eu, não consegue entender.

Mas a questão central, a dúvida que angustia e persegue todo ser humano através dos séculos, continua sendo a mesma: por que, meu Deus, por que o homem tem tantos dedos e só um pênis?

Uma ótima segunda-feira e uma excelente semana. Hoje a noite, estarei postando de Passo Fundo e amanhã, se possível, estarei postando de Santa Maria da Boca do Monte. Tomara que sim.

Nenhum comentário: