sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Jaime Cimenti

O marqueteiro de Dilma, Lula e outros
DIVULGAÇÃO/JC

João Santana nasceu em 1953, em Tucano, sertão da Bahia, e saiu de lá para ser publicitário, jornalista, músico e romancista, e para ajudar a eleger sete presidentes da República. Colaborou para reeleger Lula em 2006, eleger Dilma Rousseff em 2010 e reelegê-la em 2014, numa das mais acirradas campanhas dos últimos tempos. Santana atuou, com vitória, para Maurício Funes (El Salvador, 2009); Danilo Medina (República Dominicana, 2012), José Eduardo dos Santos (Angola, 2012) e Hugo Chávez/Nicolás Maduro (Venezuela, 2012).

João Santana: um marqueteiro no poder (Record, 252 páginas, R$ 39,00), do premiado e experiente jornalista paraense Luiz Maklouf Carvalho, nascido em Belém em 1953, é um rico perfil biográfico do lendário marqueteiro, feito com base em documentos, depoimentos e entrevistas com João Santana, sendo uma delas exclusiva. Nela, João Santana revela a estratégia para vencer a eleição presidencial de 2014 e diz que a campanha dos adversários foi medíocre.

Entre outras frases de impacto dele, mulato baiano de olhos verdes algo saltados, com sete casamentos e quatro netos, constam na obra as seguintes: "Os candidatos são tão humanos e muitas vezes mais frágeis do que o eleitor. Ninguém gosta de levar porrada. Ou se enfurece e reage, ou se quebranta". "Perde quem não sabe atacar. Como também perde que não sabe se defender. Olha que eles atacaram, e muito! Mas não souberam bater certo nem se defender de maneira correta."

Nos 37 minicapítulos da obra, Santana, rival do famoso Duda Mendonça, outro grande marqueteiro, mostra sua complexidade, suas manhas e sua competências. Hoje, ele mora em um amplo apartamentos nos Jardins, em São Paulo, acompanhado de sua mulher e assessora Monica Moura. Proprietário de uma grande agência de propaganda, a Polis, Santana, em entrevista exclusiva, revela a figura anônima e famosa que muitos consideram como um ministro informal da presidente.

Pela primeira vez, os leitores brasileiros têm uma visão maior sobre o personagem João Santana, figura muito falada, comentada, elogiada, temida, admirada, odiada e incensada. Sem se posicionar a favor ou contra, o jornalista Luiz Maklouf Carvalho desvenda, em tom de longa reportagem, um pouco mais sobre o rico e complexo participante da vida pública, que se transformou num dos homens mais poderosos do Brasil.

O jornal Folha de S. Paulo referiu que, "embora não possa ser chamado de biografia, conforme o próprio Maklouf, o livro é bem mais que uma sessão de desabafo. Baseado em muitas entrevistas, conta, de forma direta, resumida e divertida, os principais episódios da vida de Santana. Um útil documento de referência".


Enfim, uma obra boa para entender o que anda por aí.

Nenhum comentário: