quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015


25 de fevereiro de 2015 | N° 18084
MOISÉS MENDES

A cama e o colo

Os empreiteiros presos na carceragem da Polícia Federal em Curitiba não querem mais tempo de sol, comida melhor, uma cela maior ou encontros íntimos. Eles não querem nem aditivos.

Querem apenas dormir em uma cama box, segundo o jornal O Globo. A Folha de S. Paulo e O Globo fizeram reportagens sobre as condições da cadeia, depois que circulou na internet que a carceragem seria a Guantánamo de Curitiba.

As celas são apertadas, com quatro presos cada. Eles dormem em beliches de concreto (alguns têm colchonetes no chão). Comem a mesma comidinha dos presos comuns, têm duas horas de sol por dia (quando lavam meias e cuecas no pátio) e até recebem revistas e jornais.

Os empreiteiros e seus funcionários usam um buraco no chão como vaso sanitário. Um colchão improvisado como meia parede é a única separação entre esse espaço e o resto da cela.

Você está com pena dos empreiteiros? Ou sente prazer ao saber que eles comem carne com as mãos? As facas de plástico não cortam a carne de pescoço. Os jornais falam de uma certa resignação dos presos e dos advogados. Não se queixam e não pedem muito além da cama.

Seria um truque para não irritar o juiz Sérgio Moro, que estaria sendo conivente com o regime de Presídio Central da carceragem, para assim obter delações. Mas há outra versão: uma prisão estadual poderia ser pior.

Quem irá se livrar primeiro das celas de Curitiba? Como reagirão os outros empreiteiros quando alguns forem mandados para casa (como já aconteceu com o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa) como prêmio pela delação?

Quem vai esperar pela cama box? Quem será o último moicano, aquele que resistirá até o fim e não dedará ninguém? Quem aguentará com valentia a cama de concreto?

Minha curiosidade é saber o que eles andam lendo. Podem estar consumindo textos com análises profundas que asseguram, categoricamente, que todos eles são pobres vítimas. Os empreiteiros devem ler esses artigos que os transformam em coitados e gargalhar.


Eles sabem que podem até não ganhar a cama, mas ganharão coisa melhor mais adiante. Eles sempre dormiram, sem incomodações, no colo macio de todos os governos. Agora é que algo deu errado. Mas os empreiteiros sem cama ainda vão rir muito disso tudo.

Nenhum comentário: