quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015


12 de fevereiro de 2015 | N° 18071
L. F. VERISSIMO

Val e a matéria escura

Essa sucessão de escândalos que nos desencantam, além dos fatos novos que diariamente alimentam as manchetes e nos mantêm numa expectativa constante – quais serão as revelações de amanhã, meu Deus? – também produz personagens novos a cada guinada da trama. São coadjuvantes que têm seus 15 minutos de notoriedade sobre o palco e desaparecem, ou permanecem em cena e são decisivos para o desenlace do drama, embora também acabem esquecidos.

Exemplos: o motorista que incriminou o Collor, a moça da camiseta transparente que quase derrubou o Itamar. Os protagonistas principais do maior escândalo atual, o da Petrobras, como o juiz paranaense que puxou a ponta de um fio que pode muito bem pôr um governo abaixo, e os tomadores, pagadores e beneficiários das propinas são conhecidos e, como personagens, convenhamos, têm pouco brilho. Faltava surgir um coadjuvante iluminado no meio dessa massa cinzenta. E surgiu a Val Marchiori.

Os jornais a chamam de socialite. “Socialite” não é um termo que você colocaria no seu cartão de visitas como descrição de emprego ou posição. É uma atividade mais do que uma profissão. Nada contra. Socialites geralmente são mulheres finas, extrovertidas, com um talento acima de qualquer outro, para a vida social, portanto para as amenidades da vida. Val entrou na história porque tomou um empréstimo que está sendo investigado no Banco do Brasil, dirigido então pelo presidente recém empossado da Petrobras.

Em que circunstâncias o empréstimo foi feito, se houve favorecimento, e por que, não interessa. O que interessa é ver se Val fará apenas uma ponta nessa trama ou se seu papel será importante, e sua participação um pequeno escândalo a mais, à margem do outro. De qualquer maneira, sua personalidade e seu sorriso são bem-vindos no palco.

Falei em massa cinzenta e me lembrei do que li, há dias, sobre a descoberta de que existe mais matéria escura no Universo do que se pensava. A descoberta, viva nós, é de cientistas brasileiros, entre outros. Antes, acreditava-se que a matéria escura só existia em galáxias distantes. Agora encontraram evidências de que ela também existe em grande quantidade na região interna da nossa galáxia, a Via Láctea.


Calcula-se que nosso Universo seja formado por 15% de matéria-matéria, detectável, e 85% da misteriosa e invisível matéria escura. O que isto tem a ver com a Val Marchiori? Nada. Talvez só seja aproveitável a ideia da matéria escura dos escândalos que hoje parece permear tudo, também penetrando em lugares insuspeitáveis, como o seu mundo.

Nenhum comentário: