sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

DIVULGAÇÃO/JC

Primeira biografia de Tancredo Neves

Em momento mais do que adequado será lançada, dia 11 de março, no Rio de Janeiro, a primeira grande biografia do falecido presidente Tancredo Neves (1910-1985). Tancredo Neves: A noite do destino (868 páginas, R$ 80,00, Editora Civilização Brasileira) é de autoria do jornalista José Augusto Ribeiro, que foi editor-chefe do jornal O Globo, comentarista político e chefe de redação da Rede Bandeirantes de Televisão e assessor de imprensa de Tancredo na campanha de 1984 e de Leonel Brizola na campanha de 1994. José Augusto escreveu os livros De Tiradentes a Tancredo Neves: uma história das constituições brasileiras; A Era Vargas e Jânio Quadros: o romance da renúncia.

O alentado volume, de quase 900 páginas, é fruto de mais de 15 anos de pesquisa em arquivos pessoais de Tancredo, fotos, entrevistas exclusivas e fatos ainda inéditos sobre o homem que foi considerado um dos mais importantes brasileiros do século XX. Em 19 de abril, faz 30 anos que Tancredo Neves morreu. Ele foi eleito para restaurar a democracia no Brasil e não assumiu o cargo, vitimado por doença que obrigou-o a ser hospitalizado.

O livro é longo, mas a linguagem fluente e os capítulos breves tornam a leitura um prazer, além de propiciar aos leitores um conhecimento profundo e detalhado sobre a vida do líder político, o primeiro presidente eleito após o regime militar.

Aos 43 anos, Tancredo foi ministro da Justiça de Getúlio Vargas e enfrentou, com enorme coragem, a tempestade política de 1954. Tancredo foi primeiro-ministro na experiência parlamentarista de 1961, após a renúncia de Jânio Quadros, cujo objetivo era tornar possível a posse do vice, João Goulart, na presidência. Ele, então, restabeleceu a legalidade constitucional e as liberdades públicas no País e teve a ousadia de fechar a última base militar estrangeira no Brasil, em Fernando de Noronha.

Em 1984, Tancredo foi a escolha indiscutível das oposições para disputar a presidência da República depois da frustrante derrota da Emenda Dante de Oliveira, que restabeleceria as eleições diretas. A eleição indireta se tornou praticamente uma eleição direta, envolvendo o País.


Esses três episódios e tantas dezenas de outros revelam como Tancredo era bem-humorado, de bem com a vida, mas como estava sempre atento e preocupado com o Brasil e com os brasileiros. Homem de diálogo, sempre entendeu que só com ele se fazia a democracia. Tancredo se sacrificou pelo Brasil, pedindo aos médicos para que fizessem uma cirurgia somente em 17 de março, dois dias da posse, ou, então, na tarde da posse, 15 de março. 

O destino foi duro com o Brasil e com os brasileiros, mas ficam o exemplo, a mensagem e os sorrisos de um homem incansável, que dizia que para descansar teria a eternidade. Um homem que inspirou Milton Nascimento a compor a linda canção Coração de estudante.

Nenhum comentário: