sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015


27 de fevereiro de 2015 | N° 18086
MOISÉS MENDES

Pobre Bob

Nada pode ser pior para uma boa ideia do que ganhar adesões de baixa qualidade que acabem por torná-la medíocre. Li esta frase há muito tempo num artigo de Roberto Campos.

Bob Fields, gênio do conservadorismo nacional, ficaria constrangido hoje com a qualidade de alguns adesistas, como os que embarcaram na mobilização pelo impeachment.

A última grande ideia da direita nasceu antes das eleições, prosperou por algum tempo, mas foi sendo depreciada pelos que a desqualificam. Você, que já entrou em muitas frias por simpatizar com ideias que depois teriam a adesão de alguém como o Bolsonaro, já pensou que o movimento do impeachment foi iniciado por ele mesmo, pelo Bolsonaro?

Você, que foi à luta nas passeatas de junho de 2013, ficou sabendo depois que desceu a João Pessoa ao lado de fascistas, neonazistas e black blocs. Você, que preza tanto a democracia, estava ao lado daqueles caras estranhos, que gritavam contra tudo e contra todos.

Você estava no lugar certo. As passeatas de 2013 acordaram o Brasil, mas foram ofendidas pelas adesões de baixa qualidade. Fascistas, à esquerda e à direita, é que estavam no lugar errado.

Eles deveriam fazer fuzarcas próprias, como os black blocs tentaram no Rio e em São Paulo e fracassaram. Quem não preza a democracia não pode se utilizar dela para desonrá-la.

Mas eles estão aí, misturados, quem sabe, até ao movimento dos caminhoneiros. E se infiltram entre descontentes da elite paulistana, como aconteceu na semana passada numa lancheria do Hospital Albert Einstein, quando um grupo chamou o ex-ministro Guido Mantega de fdp e mandou que ele saísse dali e fosse procurar o SUS.

Uma médica e suas seguidoras acabam por depreciar uma ira que ainda depende de qualidade para se transformar em gesto político.

As mulheres que berravam no hospital desceram ao nível de um Lobão, de um Bolsonaro, de um Feliciano e de outros menos famosos.

Você acha que aquele seu amigo que leva a sério a tese do impeachment iria sentir-se bem no bloco das vaiadoras do Albert Einstein? Você entregaria suas dores aos cuidados de uma delas?


Eu faço o que posso pela memória literária de Roberto Campos. Mas como caiu a qualidade das atitudes de quem está à direita da direita no Brasil.

Nenhum comentário: