sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015


13 de fevereiro de 2015 | N° 18072
DAVID COIMBRA

Luciana Genro para presidente dos EUA

Luciana Genro concorreu à Presidência do Brasil e não ganhou. Poderia tentar nos Estados Unidos. Suspeito de que se daria bem. Afinal, ela e o presidente Obama têm muito em comum.

Por exemplo:

1. Durante as eleições brasileiras, Luciana Genro disse que o ponto principal de seu programa de governo era a redução dos impostos sobre o consumo e a taxação dos lucros dos bancos e das grandes fortunas pessoais, acima de, se bem me lembro, US$ 50 milhões. O presidente Obama concorda. Ele apresentou proposta semelhante ao país, não faz muito.

2. Luciana é a favor do fim do bloqueio comercial dos Estados Unidos à ilha de Cuba. Obama também, tanto que, graças a ele, o bloqueio já está sendo posto abaixo e os cubanos já podem até ver filmes de Hollywood.

3. Luciana é a favor da igualdade entre homens e mulheres. Os primeiros lugares do mundo em que mulheres tiveram direito a voto foram cidades do oeste e do centro-oeste americano. No meio do século 19, uma mulher foi eleita prefeita de um município do Velho Oeste. E hoje, em todo o país, qualquer agressão a mulheres é tratada com rigor especial. Com apoio de Obama.

4. Luciana é a favor da legalização da maconha e do aborto. Maconha e aborto são legais em vários Estados do país presidido por Obama.

5. Em vários Estados americanos é permitida a união legal de pessoas do mesmo sexo. Como defende Luciana Genro.

6. Nos Estados Unidos, a prioridade é o atendimento às crianças. Até os 18 anos de idade, a pessoa tem direito a boa educação totalmente gratuita. Não precisa pagar nem o material escolar. Lápis, lápis de cor, canetas, cadernos, livros e até mochilas são gratuitos.

7. Com um único decreto, Obama colocou na legalidade 5 milhões de imigrantes que vivem nos Estados Unidos. A ideia é colocar outros mais. Como gostaria Luciana Genro.

8. O plano de saúde concedido por Obama, o “Obamacare”, faz com que os ricos paguem mais e os pobres paguem menos.

Isso tudo tem me deixado confuso. Para não me estender muito, vou pegar só o ponto mais importante, segundo o programa do PSOL de Luciana: a taxação dos lucros dos bancos. No Brasil do governo de esquerda, do PT, esse assunto não é discutido. Nos Estados Unidos, o campeão do capitalismo, é.

E agora? Seria o governo do PT de direita e o de Obama de esquerda? Será que eu e Obama, que concordamos com Luciana, devemos entrar no PSOL? Ou será que eu e Luciana, que concordamos com Obama, devemos entrar no Partido Democrata?

Obama, radical como é, perderia a Presidência do Brasil?

Luciana Genro seria eleita presidente dos Estados Unidos?


Alguém me ajude a entender.

Nenhum comentário: