segunda-feira, 5 de janeiro de 2015


05 de janeiro de 2015 | N° 18033
MOISÉS MENDES

Fala, Daroit

Escrevo este texto para ser lido no smartphone pelo caroneiro de um motorista que trafega agora pela freeway, enquanto o Felipe Daroit avisa pela Gaúcha que passam no pedágio 58 carros por minuto.

Você aí que não larga o celular sabe o que significa voltar na segunda-feira, atucanado e com demandas pesadas na repartição, quando sabia que o melhor era ter voltado na sexta. Muita gente fez isso. Saiu de Porto Alegre na quinta à tarde, chegou em Capão, reuniu a família à noite, comeu pizza, bebeu o champanhe que sobrou da ceia, dormiu e voltou na sexta.

Na sexta pela manhã eram apenas 25 carros por minuto no sentido praia-Capital. Mas, no seu caso, alguém decidiu que o melhor era esperar para voltar na segunda-feira, apesar dos alertas do Felipe Daroit.

Você sabe, porque estuda há anos os fluxos da freeway, que o movimento numa sexta-feira, Capital-litoral, num feriadão, fica entre 65 e 70 carros por minuto. No sábado cai entre 10% e 15%. Na volta, no sábado, o pico chega a 82 carros, aí pelas 21h. Ontem pela manhã, eram 85 carros por minuto. Até uns 15 anos atrás, você só prestava atenção nas previsões do Cléo Kuhn. Agora, a atração é o Felipe Daroit.

Conheço um casal, com mansão em condomínio de Atlântida, que há quatro anos não pisa no mar. Desembarcam no sábado pela manhã e já começam a tomar mate. Até domingo ao meiodia, pouco antes de iniciarem o retorno, tomaram umas oito termos ouvindo o Daroit.

Os dois estão sempre preparando a ida e a volta da praia. Nem dão bola para o Cléo Kuhn. Não importa se o Nordestão está a 134 km/h, se haverá ciclone. Interessa a volta. Ouvem as previsões de fluxo e participam de apostas com casais amigos, para saber quem acerta a hora exata do menor movimento.

Pelas estatísticas deles, chegará o dia em que estarão voltando da praia antes mesmo de terem ido. E também está perto o dia em que todos farão o que vocês aí no carro estão pensando agora: venderão a casa em Capão Novo e comprarão apartamento de um quarto na Serra.

Os filhos não fazem mais companhia mesmo, e essa história de estudar o fluxo dos carros perdeu a graça. Cinco casais por minuto pensam exatamente isso, em trocar o mar pela mata.


Imagine o Felipe Daroit no belvedere: tentam passar neste momento, aqui na tranqueira de Morro Reuter, três carros e meio por minuto...

Nenhum comentário: