quinta-feira, 31 de dezembro de 2020


31 DE DEZEMBRO DE 2020
ARTIGOS

VENCEMOS!

Vencemos o primeiro desafio de formar uma equipe ficha-limpa, corajosa e tecnicamente capaz, comprometida com o interesse público acima de qualquer outro. Foi difícil, mas um processo essencial para outras vitórias. Obrigado a todos esses vencedores que nos acompanharam.

Vencemos o que parecia impossível e improvável: a descrença de que é possível fazer gestão pública focada no resultado para as pessoas, com ética, princípios e verdade.

Vencemos a corrupção histórica e aceita por muitos até então, presente em diversas áreas da prefeitura. Os corruptos e corruptores também foram vencidos. E esperamos que sejam punidos.

Vencemos a maior crise financeira da história da cidade. Recebemos com déficit de R$ 437 milhões e entregamos com superávit, dinheiro em caixa, nunca visto em nenhum outro momento nas últimas décadas, de mais de R$ 200 milhões.

Vencemos o múltiplo sofrimento de quem precisava da saúde pública. Além da doença, atendimento ruim e esperas na madrugada. Demos acesso ao SUS a 150 mil porto-alegrenses antes excluídos. Unidades básicas dignas, agendamento por celular, equipes resolutivas e entrega recorde de hospitais e leitos.

Vencemos o descaso da prefeitura com a segurança e a assumimos como um problema de governo. Todas as entradas e saídas da cidade e 1,5 milhão de placas são monitoradas/dia. 60% a menos de roubo de veículos, que é a ferramenta para outros crimes. A Guarda Municipal foi treinada, equipada e colocada nas ruas.

Vencemos outros interesses que, na educação, eram colocados antes do aluno. Aulas todos os dias, exame anual, voz aos pais na escolha do diretor e sua permanência pelos resultados. Primeiras escolas charter do Brasil no Ensino Fundamental.

Vencemos os descontroles na zeladoria com pagamento por resultados e implantação de GPS. Deixamos o maior volume de investimento em manutenção viária da história e o primeiro com projeto de engenharia e garantia de durabilidade.

Vencemos a ideologia da estatização e contratualizamos na saúde, educação e social. Entregamos a primeira PPP do Estado, com recorde histórico de concorrentes da Ibovespa.

Vencemos todos os limites de entrega de habitação, regularização fundiária, rede de água, saneamento ou drenagem, além da burocracia dos licenciamentos, abertura de empresas e emissão de alvarás ao habite-se.

Vencemos a injustiça tributária dos que mais podem sobre os que eram injustamente tributados; vencemos privilégios e paradigmas da mobilidade e implantamos ações inovadoras.

Saímos vitoriosos. E se isso eleva a régua para quem nos sucede, também deixa o caminho bem mais fácil para outra vitória da cidade.

NELSON MARCHEZAN JÚNIOR, PREFEITO DE PORTO ALEGRE (2017- 2020)

Nenhum comentário: