segunda-feira, 21 de dezembro de 2020



21 DE DEZEMBRO DE 2020
CHAMOU ATENÇÃO

A música não vai parar

Não vai ser dessa vez que uma das orquestras mais queridas de Porto Alegre vai guardar os instrumentos. Depois de um hiato no início da pandemia, o sucesso de uma campanha de financiamento coletivo permitiu o retorno dos trabalhos da Orquestra Villa-Lobos até os primeiros meses de 2021.

Em abril, a prefeitura encerrou o convênio com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis, que repassava os valores à orquestra. Os trabalhos pararam, e todos os professores foram desligados. Para se reinventar, a turma da Vila Mapa, do bairro Lomba do Pinheiro, lançou a vaquinha online.

A meta inicial era arrecadar R$ 55 mil - custo mensal do projeto, que tem 150 alunos. Poucas horas antes do fim da campanha, já haviam sido arrecadados R$ 83.964, valor correspondente a 152% da meta inicial. Foram quase 450 colaboradores.

Para a maestrina e coordenadora da Orquestra Villa-Lobos, Cecília Rheingantz Silveira, a campanha foi uma demonstração do carinho da cidade.

Em setembro, quando as aulas puderam retornar, os 20 professores, dos quais 14 são crias do projeto, foram recontratados. Um desses é Patrícia Celaro, 29 anos:

- A quantidade de pessoas que nos ajudaram me deixou feliz e esperançosa. Não só por garantir a continuidade de um trabalho que contempla tantas crianças, mas por vermos a admiração das pessoas. É bom saber que não estamos sozinhos.

A aluna de violino Rubi Emanuely Cardoso dos Santos, 13 anos, se emociona ao comemorar a continuidade da ação: - Sempre sonhei em entrar na orquestra. E com esse tanto de pessoas que nos ajudaram, fico muito feliz.

Para 2021, Cecília diz que a expectativa é de que a prefeitura volte a apoiar projetos culturais e sociais como a orquestra. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação diz que os projetos "podem retornar em 2021, com seus parceiros habituais".

Nenhum comentário: